Imagine um Facebook em que tudo que é postado pertence ao usuário. Os termos de condição de uso são claros e simples, sem as tais letrinhas miúdas. Você pode ter no máximo 500 amigos e tudo que for postado pode ser apagado sem deixar rastro nenhum, nem mesmo para os administradores da rede social. Além disso, as informações do usuário não são indexadas no Google, tornando o conteúdo somente visível ao seleto grupo de amigos. Gostou? Você pode estar prestes a ter o coração roubado pelo Tuenti.

Continua depois da publicidade

Em um momento em que as pessoas estão começando a perceber a falta de controle que têm sobre as informações postadas no Facebook, a rede social espanhola criada em 2006 está dando o que falar na Europa. Na Espanha, de acordo com o site de análises ComScore, já ultrapassou a rede de Mark Zuckerberg em acessos. O visual é simples, lembra o do Facebook e tem, basicamente, as mesmas funções.

Estabelecida na Espanha e na Europa, a rede vive um processo de expansão global e já está disponível em 12 línguas, inclusive o português.

– Começamos a investir na ideia de expansão em 2012. Queremos que as pessoas conheçam o Tuenti e descubram que podem estar no controle – enfatiza Zaryn Dentzel, CEO e fundador da companhia.

Para o especialista em redes sociais da PUCRS Marcelo Träesel, a ideia é boa, mas talvez não se popularize tanto no Brasil.

Continua depois da publicidade

– É um atrativo pra quem se preocupa com a privacidade, mas acho que esse não é muito o perfil do brasileiro. O Brasil recém está começando a dar mais atenção pra essa questão, enquanto na Europa já foram criadas até leis de restrições ao Facebook – avalia o professor.

O que é o Tuenti

– Inaugurado em janeiro de 2006, na Espanha, o Tuenti é, hoje, a maior rede social do país

– Tem as questões de privacidade como principais diferenciais

– Tem 150 milhões de usuários no mundo

– Cada usuário pode ter no máximo 500 amigos

– Tudo o que é postado pelo usuário pertence a ele e pode ser deletado sem deixar rastros

– Nada do que está na rede social pode ser achado via Google, dando mais privacidade aos usuários

– No Brasil, ainda não tem muitos usuários. Quem quiser usar, deve estimular os amigos a fazerem o mesmo

Como entrar

– Se gostou da ideia e quer usar o Tuenti, acesse www.tuenti.com

– Clique em “Inscreve-te já” (a rede social usa português de Portugal)

– Preencha as informações (é obrigatório informar o número do celular)

– Você receberá um código por mensagem de texto

– Insira o código e defina sua senha

– Pronto, agora é convidar os amigos e começar a usar

Zaryn Dentzel, CEO – Entrevista

Zero Hora – Qual a principal diferença entre o Facebook e o Tuenti?

Zaryn Dentzel – O Facebook não é sobre pessoas ou amigos de verdade, é uma vida imaginária. Nós somos obcecados por privacidade e conforto. No Tuenti, você está entre amigos e se sente à vontade para compartilhar informações de verdade, como se estivesse em uma mesa de bar.

Continua depois da publicidade

ZH – Vocês não indexam conteúdo no Google. Isso não dificulta a expansão do site?

Zaryn – Com certeza torna mais difícil, mas esse é um dos nossos maiores princípios. Acreditamos que o que você compartilha com seus amigos é seu e somente seu. Indexar no Google é fazer com que informações pessoais sejam abertas ao mundo inteiro. Por isso também limitamos o número de amigos. Temos certeza de que ninguém tem mais do que 500 amigos.

ZH – E no Brasil, o Tuenti vai bombar?

Zaryn – Espero que sim. Gosto muito do Brasil e me identifico muito com o povo brasileiro. Assim como o espanhol, o brasileiro é muito social, muito comunicativo. Acabamos de lançar nossa versão em português e queremos muito contar com a presença dos brasileiros.

*Colaborou Ângelo Passos