O colunista Jefferson Saavedra está em férias. Ele volta a escrever neste espaço na edição de 11/2
Continua depois da publicidade
A fila de espera por cirurgias na rede pública em Joinville vem caindo desde que a relação de pacientes passou a ser divulgada pela Prefeitura. Hoje, cerca de 8 mil pessoas aguardam por intervenção cirúrgica. Eram quase 9 mil no início de 2014.
A demanda na ortopedia lidera a relação, com 1,6 mil pessoas cadastradas – só a espera por procedimento cirúrgico nos ombros soma mais de 600 pacientes. A fila da cirurgia de catarata é a segunda mais volumosa, com 1,4 mil pessoas na lista de espera. Cirurgias gerais (mil), ginecológicas (460), urológicas (453) e plásticas reparadoras (419) também aparecem em seguida como as principais demandas.
A espera na ortopedia já chegou a reunir 1,9 mil pessoas em 2014. Naquele ano, a catarata ainda liderava a lista, com 2,1 mil pessoas. Já a fila pela primeira consulta, que pode vir a apontar a necessidade de cirurgia, tem números ainda mais expressivos: são 8,3 mil pacientes à espera só na ortopedia. Destes, 1,8 mil casos são por problemas na coluna.
Transparência
Continua depois da publicidade
A divulgação da lista de espera por consultas pelo SUS cumpre um termo de ajustamento de conduta assinado pela Prefeitura de Joinville e o Ministério Público em 2014. A relação apresenta dados como o número do cartão SUS, as iniciais do paciente, sua data de nascimento e a data de entrada do pedido de consulta.