Até a manhã desta sexta-feira a Vigilância Epidemiológica contabilizava a vacinação de 72 mil pessoas na cidade. De acordo com a diretora do setor, Ivonete dos Santos, o número deve crescer porque a procura pela imunização na tarde de sexta-feira ainda era intensa na tarde de sexta-feira.
Continua depois da publicidade
_ Foi excelente a campanha deste ano e, pela primeira, vez, a cidade atingiu a meta praticamente em 100% _ avalia Ivonete.
Este ano, foram aplicadas 20 mil vacinas a mais do que em 2012. Entre os números dos grupos preferenciais para a vacina, destacam-se o das grávidas, que ficou 28% abaixo da meta esperada. Apenas 2.280 gestantes buscaram a vacina.
Ivonete acredita que o número é resultado da recomendação de alguns obstetras, para evitar a aplicação dependendo da idade gestacional. O ponto positivo ficou para as crianças de seis meses a dois anos: a meta foi ultrapassada em 40%.
Continua depois da publicidade
Como o Estado prorrogou a campanha de 26 de abril até 10 maio, Ivote acredita que é difícil que a rede pública estenda ainda mais a vacinação. Quem ainda quer se vacinar, pode recorrer às salas de vacinação particulares.
Os preços variam de R$70 a R$85 por aplicação e ainda podem ser feitos noHospital do Pulmão, Pulmoclínica, Celp e Celpinho (nos dois últimos, há doses apenas para maiores de 18 anos).
Blumenau teve cinco casos suspeitos registrados, mas que não foram confirmados como Gripe A. A vacina aplicada pela rede pública de saúde previne dos vírus influenza sazonal, H1N1, e a H3N2.
Continua depois da publicidade