Há 45 dias, o JoinLivre, serviço que permitia a qualquer pessoa com um notebook, tablet ou smartphone acessar a internet estando em alguns pontos da cidade, está fora do ar. E não há data para que o sistema volte a funcionar.
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::::: Poucos meses depois que o projeto foi lançado, “AN” fez o teste :::::
A Prefeitura de Joinville, responsável por disponibilizar as conexões, depende de um aval da Anatel para saber quando e de que forma o serviço poderá voltar.
As interrupções no uso da internet livre – que deveria se estender aos poucos por toda a cidade – começaram por dois motivos. Em um primeiro momento, a Anatel cobrou da Prefeitura a necessidade de uma licença para disponibilizar o acesso à internet.
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A cobrança veio por meio de requerimentos e processos administrativos. Além disso, a falta de manutenção das antenas que disponibilizavam internet para a população fez com que o sinal parasse de funcionar em alguns pontos.
A Prefeitura aguarda uma resposta da Anatel para saber qual o próximo passo a tomar. A agência do governo federal é responsável pela decisão de quais locais podem receber antenas com wi-fi para a população.
O órgão determina também qual é o equipamento que precisa ser usado e como o acesso funcionará.
– Não sabíamos que precisava da licença, já que é um espaço público, mas como foi pedida a regulamentação, estamos fazendo. Definindo isso, vamos decidir como o serviço voltará -, diz Miguel Bertolini, secretário de Administração e de Planejamento.
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Segundo Bertolini, a Prefeitura não tem previsão de quando o serviço voltará a ser oferecido, mas a expectativa é de que o problema seja resolvido até o fim do ano.
A JoinLivre funcionou por 18 meses e chegou a ter mais de 4 mil cadastrados, que usavam o sistema em dez pontos distintos da cidade, como o Mercado Público e a Arena Joinville. Por mês, o serviço registrava uma média de 10 mil acessos.