As aulas começam na segunda-feira, dia 6, para os 63,3 mil alunos da rede municipal de Joinville, no ensino fundamental e nos centros de educação infantil (CEIs). Somente no novo Centro de Educação Infantil (CEI) Laércio Beninca, no bairro Vila Nova, em função das últimas chuvas, as aulas vão começar no dia 13 de fevereiro. Outro novo CEI, o Irmã Maria da Graça Brás, no Jardim Iririú, vai abrir as portas normalmente no dia 6. Em 2017, serão 200 dias letivos.

Continua depois da publicidade

Joinville tem hoje 84 escolas e 68 CEIs, já contando com estes dois novos. Os 4.784 funcionários da educação retornaram às atividades no dia 1º de fevereiro. Ao final do processo de homologação de unidades conveniadas, outros três mil alunos serão incorporados à educação infantil. Nos primeiros dias de aula, as diretoras costumam fazer reuniões com os pais.

– É muito importante que o pai participe dessas reuniões, que conheça o gestor da escola, o professor de seu filho, o espaço que a unidade oferece. A participação do pai é fundamental para o sucesso escolar do filho – disse a diretora executiva da Secretaria de Educação, Sônia Fachini.

Todos os alunos, da pré-escola até o ensino fundamental 2, vão receber o uniforme de verão nas primeiras semanas de aula. Os uniformes já estão nas escolas e contam com uma camiseta de manga curta, uma regata, uma bermuda de tactel (para meninos) ou bermuda de suplex ou short-saia (para meninas).

Todos os estudantes vão receber os livros didáticos. Neste ano, a Secretaria de Educação adotou novos livros que serão usados em todas as escolas.

Continua depois da publicidade

– Os livros foram escolhidos pelos próprios professores por meio de votação. Agora, todos os alunos da rede vão utilizar os mesmos livros. Antes, cada escola escolhia o seu – explicou a diretora.

Materiais escolares básicos são distribuídos gratuitamente para famílias comprovadamente de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais.

Durante o recesso escolar, as seguintes escolas municipais receberam reforma e ampliação: João Costa, Valentim João da Rocha, Arinor Vogelsanger, Bernardo Tank e Orestes Guimarães. Obras emergenciais foram realizadas nas seguintes unidades: EM Senhorinha Soares, EM Hilda Anna Krisch, EM Heriberto Hülse, EM Virgínia Soares, CEI Fátima, CEI Itaum, EM Plácido Xavier Vieira, CEI Pequena Sereia, CEI Branca de Neve, CEI Arte e Vida, CEI Odorico Fortunato, EM Abdon Batista e EM Monsenhor Scarzello.