A Secretaria de Educação adiou o início das aulas da rede municipal em Brusque. As atividade ficaram para dia 17 de fevereiro. A decisão segue orientações do Estado e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) que alteraram para a mesma data o começo do ano letivo. De acordo com a secretaria, a mudança ocorreu em função das previsões climáticas repassadas pela Epagri/Ciram que continuam sem a perspectiva de chuvas ou queda de temperatura nos próximos dias. A secretária de Educação, Gleusa Fischer, afirma que calendário escolar continua garantido.
Continua depois da publicidade
– A nossa decisão está baseada no excesso de calor. Como há a possibilidade de permanecer o calor, não teríamos como dar conta de atender a demanda de 11 mil alunos, caso falte água. Apesar disso, conseguimos manter nosso calendário com 202 dias letivos.
As escolas da rede estadual de Brusque, que atendem cerca de 9 mil alunos, mantiveram a decisão do Estado e adiaram o início do ano letivo para dia 17, como fez Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luis Alves e Pomerode.
A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó reuniu os diretores das escolas estaduais e a maioria optou pelo adiamento para a próxima quinta-feira, dia 13. A justificativa de não adiar por mais dias seria pelo calendário apertado de 2014, devido à conta da Copa do Mundo. Com isso, as aulas em Timbó, Rodeio, Indaial, Ascurra, Benedito Novo e Doutor Pedrinho começam dia 13.
Continua depois da publicidade
Apenas em Rio dos Cedros, devido ao transporte escolar, o ano letivo da rede estadual irá começar no dia 17. Em Timbó, as aulas da rede municipal e das pré-escolas foram mantidas para segunda-feira, dia 13. Em Pomerode, o ano letivo começou para a rede pública municipal na última quarta-feira.
Em Blumenau, as escolas da rede municipal voltam às aulas segunda-feira. Já o ano letivo da rede estadual foi adiado para o dia 17.