Feriadão com tempo bom é sinal de turistas em Santa Catarina. Neste feriado da Independência não vai ser diferente, talvez um pouco melhor. É o que espera o trade turístico. A aposta é de um crescimento entre 5% a 7% na movimentação de visitantes no Estado.
Continua depois da publicidade
Na Capital, a Parada da Diversidade, marcada para este domingo, atrai o público GLBTS, que costuma gastar mais em bares, restaurantes e diversão.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SC), João Eduardo Moritz, as reservas aumentaram em função da previsão de tempo bom e a expectativa é de atingir uma ocupação mínima de 70% na rede hoteleira. Nos hotéis fazenda, termais e de praia esse índice deve chegar a 80%.
– Nossa projeção é de que o movimento de visitantes seja entre 5% a 7% maior do que no feriadão de Independência do ano passado. O tempo está ajudando – afirma.
Moritz explica que o perfil do turista é o tradicional: brasileiros, já que o feriado é nacional, principalmente os vizinhos paranaenses, paulistas e gaúchos.
Continua depois da publicidade
– Mas neste feriado, especificamente na Capital, temos o público GLBTS, que é uma fatia de mercado muito disputada, porque costuma gastar mais em diversão e movimenta a economia da cidade – explica.
Conforme o presidente da Federação dos Sindicatos de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina, Estanislau Bresolin, o fato de este ser o primeiro feriado prolongado num período do ano em que o tempo começa a ficar mais quente ajuda muito o trade turístico.
– O turismo de eventos é muito importante para aquecer a baixa temporada. Nesse final de semana, a Parada da Diversidade, na Capital, garante mais movimentação econômica. Não chega a modificar as projeções da rede hoteleira, mas é muito importante para restaurantes, bares e outras opções de lazer – diz.
Bresolin ressalta que, em Balneário Camboriú, um dos destinos mais procurados do Estado, a expectativa é de uma taxa de ocupação de 80%.
Continua depois da publicidade
– Lá não tem parada, mas todo o Vale do Itajaí desce para aproveitar as praias, além dos visitantes de outros estados que chegam pelo Norte de SC. Os hotéis fazenda também estão com boas perspectivas. Santa Catarina está com uma divulgação turística muito boa – avalia.
Os turistas fluminenses Eduardo Lima e Fernanda Mallenk chegaram a Florianópolis na quinta-feira e se hospedaram no Majestic Hotel, na Beira-mar Norte. Aproveitaram o tempo bom para curtir o sol na piscina do hotel.
– É a primeira vez que visitamos a capital catarinense – conta.
No hotel Intercity, no Centro da Capital, a ocupação, ontem, estava em 67%. No Praia Mole Eco Village, passou de 80%. Já o Hotel Fazenda Palmas, de Governador Celso Ramos, estava completamente lotado.
Parada da Diversidade:
Em sua sétima edição, com tema “Amar é um direito de todos”, a Parada da Diversidade está programada para começar às 14h, com saída do bar Koxixo’s, na Avenida Beira-Mar Norte. Com seis carros e trios elétricos, tem como objetivo disseminar o conceito de pluralidade.
Continua depois da publicidade
A previsão é de que o público chegue no Trapiche da Beira-Mar às 21h, quando começa um show de música eletrônica. No ano passado, a parada reuniu mais de 100 mil pessoas, segundo a organização do evento.
Serviço
O quê: Parada da Diversidade
Quando: Domingo a partir das 14h
Onde: Avenida Beira-Mar Norte