A expectativa da presença de milhares de pessoas foi confirmada nas festas de Réveillon de Florianópolis e Balneário Camboriú. A festa atraiu turistas dos estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro e muitos estrangeiros, principalmente argentinos.

Continua depois da publicidade

O reflexo está na taxa de ocupação dos quartos da rede hoteleira das duas principais cidades do Estado. Em Balneário Camboriú chegou a 98,6% e 94,7% em Florianópolis. O resultado fica ainda mais positivo se comparado à mesma data do ano anterior, pois a média de aumento do setor hoteleiro de Balneário foi de 15,17% e em Florianópolis indicou expansão de 10,16% na movimentação dos hotéis neste ano em relação ao ano anterior.

Em Florianópolis, a perspectiva do setor hoteleiro é que a ocupação durante a temporada 2014 fique em 84,8%. Os empresários do ramo de Balneário Camboriú, por sua vez, esperam uma ocupação de em média 86,2%.

Estas altas expectativas de ocupação para a temporada 2014 trazem algumas preocupações quanto à capacidade de atender às demandas de fluxo intenso de turistas. Florianópolis e Balneário Camboriú enfrentaram problemas de fornecimento de água e energia elétrica durante o Réveillon.

Continua depois da publicidade

Desta maneira, o resultado preliminar da virada de ano aponta para um restante de temporada de verão aquecido no litoral catarinense, que mais uma vez aumenta sua consolidação como um dos principais destinos turísticos brasileiros.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio em uma sondagem com 60 hotéis e pousadas, no dia 2 de janeiro, para identificar os impactos da virada de ano na ocupação da rede hoteleira dos dois principais destinos turísticos do período no Estado. A apuração do percentual de leitos e quartos ocupados durante a data mostrou um número elevado. Em Florianópolis a média de ocupação dos leitos ficou em 91,5%, enquanto que a ocupação dos quartos foi de 94,7%. Em Balneário Camboriú, o cenário foi mais promissor: o grau de ocupação médio dos leitos foi de 97,7% e dos quartos de 98,6%.

Estes dados mostram a forte movimentação que as festividades de final de ano trazem para as cidades, consolidando o litoral de Santa Catarina como importante destino turístico nacional e internacional.

Continua depois da publicidade

Origem dos turistas de Balneário Camboriú (%)

SP – 29,2%

PR – 25%

RS – 16,7%

RJ – 8,3%

Argentina – 8,3%

SC – 6,3%

MG – 2,1%

AM – 2,1%

Chile – 2,1%

Fonte: Núcleo de Economia e Pesquisa Fecomércio SC

Ocupação em 2013 e 2014

Permaneceu a mesma em 70% dos hotéis

Aumentou em 30% dos hotéis

Média de ocupação

Temporada 2012 – 87%

Temporada 2013 – 84%

Temporada 2014 – 86,2%

Em relação à média de aumento, o setor hoteleiro de Balneário indicou expansão de 15,17% na movimentação dos hotéis neste ano em relação ao ano anterior. Este resultado positivo na virada de ano fez com que os hotéis apontassem uma expectativa otimista para a ocupação dos leitos durante a temporada de verão. Os empresários do ramo de Balneário Camboriú esperam uma ocupação de em média 86,2% durante a temporada, percentual um pouco superior aos 84% apurados na última temporada e semelhante à expectativa de 2012, de 87%.

Estas altas expectativas de ocupação no período da virada de ano trazem algumas preocupações quanto à capacidade de atender às demandas de fluxo intenso de turistas. Com o aumento do consumo no feriado, Florianópolis e Balneário Camboriú novamente enfrentaram problemas de fornecimento de água e energia elétrica durante o Réveillon.

A pesquisa também analisou se o estabelecimento foi afetado pela falta de água ou luz no período do Réveillon e, se foi afetado, quais foram os impactos. Metade deles alegou não ter sido afetado.

Continua depois da publicidade

O hotel foi afetado pela falta de água ou luz no período do Réveillon?

Não foi afetado – 52,2%

Falta de luz – 17,4%

Falta de água – 17,4%

Falta de água e luz – 13%

Fonte: Núcleo de Economia e Pesquisa Fecomércio SC

As consequências para os que foram afetados pelos problemas de fornecimento de água e energia elétrica durante o Réveillon foram, principalmente, as reclamações dos hóspedes e gastos com a compra de água.

Principais impactos

Reclamações dos hóspedes – 45,5%

Gastos com a compra de água – 45,5%

Check out antecipado – 18,2%

Gastos com gerador de energia elétrica – 9,1%

Obs. Respostas múltiplas, percentual total superior a 100%