A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira (25) orientações sobre matrículas e transferências de alunos da rede estadual de ensino em 2021. Estão contempladas as modalidades de ensino fundamental, médio, magistério e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Continua depois da publicidade

> Conselho de secretarias alerta para ‘risco iminente de colapso’ no sistema de saúde de SC

Por conta da pandemia de coronavírus, as rematrículas dos alunos serão feitas de forma automática no Sistema de Gestão da Educação de Santa Catarina (Sisgesc), informou o governo. Pais ou responsáveis serão orientados pelas escolas a atualizarem documentos ao longo do próximo ano.

Já para as unidades escolares com disponibilidade de vagas para novos alunos, a pré-matrícula será online para ensino fundamental e médio. Os interessados devem fazer o cadastro nos dias 3 e 4 de fevereiro, diretamente no site da SED. O estudante será cadastrado no sistema, por ordem de acesso, na escola próxima da residência ou do trabalho dos responsáveis.

> Deputados querem obrigar o Estado a ter aulas presenciais sob qualquer nível de risco

Continua depois da publicidade

Preparação para o ano letivo

Nesta segunda-feira (23), o secretário de Estado de Educação, Natalino Uggioni, falou sobre a preparação para o ano letivo de 2021, e também afirmou que existe a possibilidade de retomada das aulas presenciais em todas as regiões catarinenses, independentemente da classificação de risco.

No momento, a autorização para aulas presenciais ocorre em escolas nas regiões classificadas em risco moderado, alto ou grave. Já nas regiões classificadas com risco gravíssimo para o novo coronavírus, estão autorizadas apenas as atividades de reforço pedagógico individualizado. Segundo o último mapa de risco, 13 das 16 regiões estão classificadas em situação gravíssima para o coronavírus. Outras três estão sinalizadas em risco grave.