Escolher produtos nas prateleiras, colocar no carrinho e pagar sem precisar passar pelo caixa: uma rede de supermercados catarinense deve inaugurar a novidade já a partir desta quinta-feira (26). A tecnologia é de uma startup paulista, e a expectativa é que os “carrinhos inteligentes” possam agilizar as compras.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A novidade será inaugurada no Bistek do bairro Costeira, em Florianópolis. Com os novos carrinhos, conhecidos como self checkout móvel, os clientes poderão também pesar alimentos. Os equipamentos possuem tela touch, leitor de código de barras, câmeras de reconhecimento e balança. Além disso, oferecem opções de pagamento via débito, crédito, PIX, PicPay e DM Card.
Tradicional supermercado de Florianópolis fecha as portas e dará lugar a gigante do varejo
Para os consumidores, segundo a diretora de Tecnologia do Bistek, Tatiana Mendonça, a principal vantagem será a agilidade e praticidade, afinal, não será necessário enfrentar filas para pagar. Além disso, a tecnologia permite que o cliente monitore o valor total das compras à medida que registram os produtos.
Continua depois da publicidade
A rede Bistek nasceu há 45 anos em Nova Veneza, no Sul do Estado, e atualmente conta com 21 lojas em Santa Catarina e cinco no Rio Grande do Sul. Em 2024, a empresa prevê um faturamento de R$ 2,5 bilhões.
Gigantes do atacarejo finalizam obras para dois novos supermercados no mesmo bairro em Joinville
Tecnologia semelhante já é usada em outros supermercados catarinenses, por onde a Nextop, startup que criou a tecnologia no Brasil, chegou ao Estado.
Fora do país, a Amazon, do bilionário Jeff Bezos, tem uma tecnologia parecida. Chamada de “Just Walk Out” (apenas saia, em português), ela foi implementada em algumas lojas. Nelas, não há nenhum tipo de caixa para pagamentos. O cliente entra, faz as compras, e é cobrado automaticamente na conta Amazon.
Leia também
FOTOS: Angeloni faz preparativos finais em obra para novo supermercado no Centro de Joinville
Continua depois da publicidade
Varejista de SC planeja 9 supermercados novos e investimento de R$ 270 milhões em 2025