Cidades da Grande Florianópolis se uniram em uma grande rede de solidariedade e enviaram toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul, onde municípios e famílias estão sendo afetadas pelas fortes chuvas. Até a manhã desta quinta-feira (9), 107 mortes foram confirmadas e 136 pessoas estavam desaparecidas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em Florianópolis, de acordo com a prefeitura, entre 3 e 7 de maio foram enviados cerca de 101 mil quilos em doações entre água, alimentos, cestas básicas, ração, produtos de higiene e de limpeza, cobertores, colchões, travesseiros e roupas.
Como catarinenses podem doar mantimentos e produtos ao RS
Em São José, o governo municipal arrecadou três toneladas de alimentos, 2,5 mil litros de água e seis toneladas de roupa.
Continua depois da publicidade
Já a prefeitura de Palhoça não contabilizou as doações, mas informou que, além do poder público, escolas, academias e outras instituições da cidade têm arrecadado e enviado donativos.
Os catarinenses que têm interesse em ajudar os moradores afetados pela chuva também podem fazer doações via Pix ou em pontos de coleta espalhados por todo o Estado. Confira os locais neste link.
Veja fotos das doações em SC
Situação do Rio Grande do Sul
De acordo com o boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 18h de quarta-feira (8), os desastres no estado gaúcho já causaram 107 mortes e deixaram, pelo menos, 374 pessoas feridas. Além disso, há 136 pessoas desaparecidas e 163.786 desalojadas e 67.428 pessoas em abrigos.
Continua depois da publicidade
Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC
De acordo com informações da ZGH, mais de 523 mil imóveis seguem sem água em 39 municípios e 198 mil moradores sem energia elétrica.
Por conta dos estragos, o aeroporto de Porto Alegre segue fechado até, pelo menos, 30 de maio. O nível do Guaíba está em 5m04cm e a chuva esperada para os próximos dias deve frear a redução do nível do rio. A previsão é de que chova na região até segunda-feira (13).
Leia também
Como funciona o parque alagável, usado para conter “chuva do milênio” na Europa
Entenda causas de uma das piores tragédias climáticas do RS que deixa mortos e desalojados