A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, CASAN, mantém 10 laboratórios de Controle de Qualidade da Água distribuídos no território de Santa Catarina. As unidades, juntas, realizam aproximadamente 500 mil ensaios de monitoramento dos parâmetros básicos recomendados pelo Ministério da Saúde (cloro residual, turbidez, cor, coliforme total e Escherichia coli) ao ano.
Continua depois da publicidade
Além disso, cerca de outras 3 mil análises anuais são realizadas em complemento aos parâmetros básicos, cumprindo com o monitoramento completo exigido pela legislação.
— As amostragens são realizadas em toda a área de abrangência dos Sistema de Abastecimento de Água, garantindo a segurança preconizada no padrão de potabilidade brasileiro — explica o químico Felipe Cassini, chefe da Divisão de Políticas da Qualidade da CASAN.
Os laboratórios estão localizados nos municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste, Iomerê, Rio do Sul, Curitibanos, Mafra, Balneário Piçarras, Florianópolis, Pescaria Brava e Criciúma. Todos realizam análises físico-químicas e microbiológicas da água bruta, tratada e distribuída.
Considerada uma das maiores empresas do Estado de Santa Catarina, a CASAN abastece uma população residente de mais de 2,7 milhões de pessoas (39% da população de Santa Catarina), em 194 cidades catarinenses (66% dos municípios catarinenses) e 1 paranaense.
Continua depois da publicidade
Reconhecimento do trabalho
As equipes que integram a Rede de Laboratórios da Companhia trabalham de acordo com um Sistema de Gestão da Qualidade que possui reconhecimento de órgãos como o INMETRO.
O Laboratório Regional de Chapecó possui acreditação no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e, a cada ano, vem renovando esse reconhecimento pela adequação de seus processos dentro dos requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, que estabelece os requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.
O Laboratório de Florianópolis está em fase final para solicitação de avaliação por parte do INMETRO e as demais unidades estão em fase de estruturação e implementação documental e de procedimentos.
Sistema de Qualidade
Atualmente a CASAN possui um sistema web para laboratórios, o Sistema Interno de Qualidade (SIQ), desenvolvido pela própria Companhia.
Continua depois da publicidade
Essa ferramenta está bem avançada e permite conexão direta para exportação de resultados para o banco de dados do Ministério da Saúde, o Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).
No Brasil esse processo não é comum nas empresas de saneamento, o que demonstra a preocupação da CASAN em relação à prestação de contas dos monitoramentos de potabilidade.
Conexão com o operacional
O SIQ também permite que resultados não conformes dos monitoramentos diários inseridos no sistema gerem um alarme automático. Dessa forma, agiliza a adoção de ações corretivas pelo setor operacional responsável pelo Sistema de Abastecimento.
— Pautado nesse sistema integrado de qualidade, o trabalho da Rede de Laboratórios da CASAN permite reduzir o tempo de ações corretivas no caso de ocorrências pontuais de desconformidades, pois de forma breve orientações são repassadas às equipes operacionais — explica Cassini.
Continua depois da publicidade
Veja mais informações sobre a Casan no canal Casan, sustentabilidade e saneamento
Leia também:
Casan é a empresa de SC com mais mulheres no conselho de administração