A Secretaria de Educação de Florianópolis irá distribuir para a rede municipal de ensino 400 exemplares do livro “Colorindo Floripa – Roteiro Cultural”.
Continua depois da publicidade
A obra é composta por 118 desenhos para colorir, resultantes de um trabalho feito com programas de computador a respeito de fotografias de locais expressivos da capital catarinense, como o Palácio Cruz e Sousa, monumento de mais de 200 anos que fica na área central da cidade.
O livro é de Joel Pacheco, arquiteto, fotógrafo e designer gráfico. Os exemplares, sem custos para a prefeitura, foram entregues pelo autor ao secretário Maurício Fernandes Pereira.
— Um trabalho de excelência como esse será muito bem aproveitado em nossa rede — destacou.
Conforme Maurício Fernandes Pereira, os livros serão distribuídos para as 115 unidades de ensino, além dos núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, EJA. Mas o maior volume vai para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.
Continua depois da publicidade
— Para mim é uma honra, um prazer, repassar esses exemplares para a Secretaria Municipal de Educação. Tenho certeza que os estabelecimentos de ensino farão bom uso deste material — disse Joel Pacheco.
“Colorindo Floripa – Roteiro Cultural” foi patrocinado pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Joel é conhecido por pesquisar e divulgar o patrimônio histórico e paisagístico de Florianópolis como forma de preservá-lo. Possui em seu acervo mais de 50 mil fotografias. Para selecionar aquelas que iriam fazer parte do livro levou em consideração a relevância histórica, cultural, arquitetônica e natural de casarios, prédios, praças, igrejas, praias, fortalezas e costumes da população.
Algumas fotos foram refeitas com equipamento melhor, com mais resolução, lembra Pacheco.
— Isso auxiliou bastante no processo de transformação em preto e branco.
O ideal, segundo o autor, é que as pessoas, quando possível, visitem os monumentos e paisagens para colorir o livro nestes locais.
Continua depois da publicidade
As páginas do livro são em papel offset. Desta forma, fica a critério de cada um decidir as cores e o tipo de colorizador, como lápis, giz de cera, caneta hidrográfica, guache e aquarela.
A capa é colorida e enriquecida com aplicações em verniz. Na contracapa há um código QR que, lido por aplicativo de telefone celular, dirige o usuário a um blog com todas as ilustrações já colorizadas digitalmente pelo autor. O endereço do blog é :http://colorindofloripa.blogspot.com.br/
Roteiros
As ilustrações são numeradas e dispostas em sequência de dois roteiros: um pela região central, onde se concentra a maioria dos monumentos, e outro abrangendo as demais localidades da Ilha e do continente. Nas últimas páginas há informações sobre cada ponto a ser visitado e sua posição no mapa, guiando com facilidade moradores e turistas, inclusive os estrangeiros, pois a publicação é bilíngue em português e inglês.
Ficha técnica
Em formato quadrado de 25cm x 25cm, são 108 páginas com 118 desenhos em preto e branco adaptados de fotografias originais por intermédio dos softwares Photoshop, Illustrator e InDesign. O papel offset 120 gramas, mais grosso e ideal para pintura, provém de reflorestamento.
Continua depois da publicidade
Impresso na gráfica Impressul, de Jaraguá do Sul (SC), tem concepção, coordenação, projeto gráfico, textos e desenhos de Joel Pacheco. A revisão é de Luiz Henrique da Silva e a tradução da ABS Traduções.