Com 28,78% dos votos, a maioria das pessoas que participou do projeto Redação Móvel da RBS TV em Jaraguá do Sul elegeu a proposta de acabar com as filas para exames e consultas nas unidades de saúde em Jaraguá do Sul como a prioridade para o governo do prefeito eleito Dieter Janssen (PP).

Continua depois da publicidade

Uma urna foi disponibilizada na praça Ângelo Piazera, no Centro da cidade, para que as pessoas escolhessem a primeira realização do prefeito eleito, assim que assumir o governo em 2013.

O resultado foi transmitido nesta sexta-feira no “Jornal do Almoço” e uma entrevista com Dieter foi feita pelo apresentador Mário Motta, para firmar um compromisso publicamente entre o futuro mandatário e a comunidade. Dieter respondeu como e em quanto tempo pretende resolver o problema na cidade.

– Temos que colocar a mão no bolso e enxugar a máquina pública com corte de cargos comissionados – afirmou o pepista, que prevê acabar com as filas nos primeiros dois anos de governo.

Em segundo lugar, as pessoas elegeram, com 18,90% dos votos, a proposta de modificar o sistema de trânsito.

Continua depois da publicidade

– Vamos investir fortemente nessa área, com melhorias no transporte coletivo, abertura de novas vias e a retirada dos trilhos do Centro da cidade.

Dieter promete que no primeiro ano de administração a comunidade já vai sentir as melhorias no trânsito. Em terceira posição, com 16,80%, a população pediu para que o prefeito eleito não esqueça de priorizar a proposta de construir três pronto-atendimentos 24 horas.

Segundo Dieter, mais médicos e horas de trabalho serão contratados para atender a demanda de pacientes na cidade. O primeiro PA deve ser erguido em 2013, o segundo em 2014 e o terceiro deve sair do papel até o fim do mandato. Ao vivo no “Jornal do Almoço”, Alcineide de Araújo, 35 anos, fez uma pergunta para Dieter: “o que pretende fazer para cuidar do bem estar dos animais?”.

O pepista se comprometeu em buscar alternativas para o problema. Para ela, existem em muitos casos de abandono de animais e maus tratos e poder público poderia ajudar, firmando parcerias com associações. ?

Continua depois da publicidade

Resultado da votação

1º lugar 28,78%

Fim das filas para exames e consultas nas unidades de saúde

2º lugar 18,90%

Modificação no sistema de trânsito da cidade

3º lugar 16,80%

Construir três pronto-atendimentos 24 horas

4º lugar 13,86%

Implantar um novo sistema de ônibus

5º lugar 10,71%

Implantar ensino integral nas escolas

6º lugar 6,30%

Oferecer amis vagas em creches

7º lugar 2,73%

Pedir auxílio do Governo Estadual para o aumento de policiais

8º lugar 1,89%

Fortalecer os Conseg’s do município ?

Projeto formaliza compromisso com prefeito eleito

O casal Elvira Maria Volpato Zanandrea, 53 anos, e Renato Zanandrea, 57 anos, ficaram sabendo do projeto Redação Móvel pelas matérias divulgadas na imprensa. Para a aposentada, “o projeto é muito importante para os novos governantes saberem o que povo quer e que o povo vai cobrar. O projeto é válido também porque mostra que o voto não acaba na urna.”

Já o professor universitário acredita que esse tipo de iniciativa formaliza visivelmente o compromisso do governante com o povo.

– É um projeto mobilizador para que a população continue acompanhando e cobrando junto com a imprensa as promessas dos políticos.

Segundo o apresentador Mário Motta, o projeto surpreendeu pessoas pelas cidades que já visitou porque muitas delas achavam que o dever de cidadão havia terminado no dia da eleição.

Continua depois da publicidade

– Mas é agora que começa. é preciso ter um plano de metas para que a população acompanhe as ações e prazos do governo. Não é assim que acontece na escola? Da mesma forma que como os professores fazem a avaliação dos alunos, a população deve fazer do governo.