Pela quarta vez, Florianópolis recebe nos dias 4, 5 e 6 de abril uma das mais clássicas competições do skate mundial: o Red Bull Skate Generation. Consolidada como uma das maiores competições do cenário internacional, o evento conta em sua edição de 2014 com os principais nomes da modalidade.
Continua depois da publicidade
Além disso, será válida pela quarta etapa do Circuito Mundial de Bowl, que já uma etapa disputada no Rio de Janeiro, e outras duas realizadas na Austrália e Nova Zelândia.
A competição acontece em três dias: na sexta-feira (4), entram na pista os atletas das categorias amador e master. No sábado (5) é a vez dos profissionais e das lendas mostrarem sua habilidade no bowl do RTMF, enquanto no domingo (6), os seis primeiros de cada categoria se reúnem em equipes para a grande decisão.
No sábado, a bateria dos profissionais será válida pela quarta etapa do circuito mundial de bowl. Entre os nomes confirmados estão os brasileiros Rony Gomes, Pedro Barros e Sandro Dias e uma legião estrangeira de 18 atletas. Os que prometem dar mais trabalho são os americanos Omar Hassan e Alex Sorgente e o dinamarquês Rune Glifberg.
Continua depois da publicidade
– No sábado, a abordagem da competição é mais profissional, pois a prova conta pontos para o ranking e o nível é muito alto. No domingo, a competição vira uma grande festa, uma confraternização indescritível. São dois sentimentos diferentes e incomparáveis – explica Pedro Barros, que defende sua invencibilidade na competição.
Outro americano de apenas 14 anos, a jovem estrela Cory Juneau, também está confirmado entre os profissionais. Atleta mais novo da categoria, ele vem de bons resultados recentes e espera surpreender os favoritos.
Na categoria amador, estão confirmados o campeão francês Vincent Matheron e o australiano Keegan Palmer que, com apenas 10anos, já tem no currículo títulos como o Rocky Mountain Rampage 2013 e o Hurley Australian Bowl 2013.
Continua depois da publicidade
Entre os brasileiros, participam do campeonato o local Vi “Kakinho”, atual dono do título entre os amadores, o paulista Allan Resende e o também catarinense Matheus Guerreiro. Na master, os principais nomes são Léo “Kakinho”, que até hoje detém o recorde de skatista mais novo a vencer um campeonato na categoria profissional, e o lendário skatista de transição, Mauro Mureta.
Mas a grande atração do evento, tirando os profissionais são, sem dúvida, os atletas da categoria Legend, que reúne algumas das maiores lendas do skate mundial. O americano Cristian Hosoi, dono de incontáveis títulos, por exemplo, é considerado um dos maiores nomes da modalidade em todos os tempos. Mas a categoria a está repleta de nomes de peso como seus compatriotas Jeff Grosso e Pat Ngoho e os brasileiros Luiz Roberto Formiga e Leonardo Nonohay.
O Red Bull Skate Generation tem o patrocínio da Vans e da G-Shock e apoio da Evoke, Drop, Volcom e CBSK.
Continua depois da publicidade