Uma importante mudança deve acontecer na organização financeira do Carnaval 2015 em todo o estado. Os repasses realizados pelo Governo de Santa Catarina não serão mais feitos diretamente às agremiações, mas para as Ligas da Escolas, que serão responsáveis por apresentar os projetos e gerir os recursos.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário Filipe Mello, a maneira como vinha sendo feito em algumas cidades é muito problemática, pois muitas escolas não apresentavam os projetos e a prestação de contas da maneira correta, o que impedia ou causava atrasos nos repasses:
– A fiscalização será mais efetiva, e as ligas terão que contar com uma equipe técnico contábil para elaborar corretamente a prestação de contas. Para isso todos receberão treinamentos, evitando aquele vai e volta de projetos – explica.
Quatro Parcelas
Continua depois da publicidade
O objetivo é que o repasse seja feito em quatro parcelas: novembro e dezembro 2014, e janeiro e fevereiro de 2015, deixando mais tempo para a organização do carnaval. O primeiro treinamento técnico com os representantes será no dia 8 de agosto.
O presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), Joel Costa Junior, acredita que este modelo será mais eficiente, e destaca que a equipe da Liesf está preparada:
– Já apresentamos o projeto para a Prefeitura da Capital, e temos que certeza que vai funcionar melhor também com o Estado. Estamos preparados para dar tudo certo – disse.
Continua depois da publicidade
Em Joaçaba, no meio oeste, o pedido de recurso é feito pela Liga local desde 2002, e os resultados são positivos, segundo o vice-presidente Junior Sá:
– Como em Joaçaba precisamos montar uma estrutura na rua para os desfiles, o recurso é utilizado, e o que sobra dividido entre as escolas, que também buscam apoio pela Lei Rouanet e na iniciativa privada – explica.
Estiveram presentes representantes das ligas de Florianópolis, Joaçaba e Herval do Oeste, Itajaí, Laguna, São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade