A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) devolveu à natureza na última sexta-feira, 12, um macaco bugio encontrado nas proximidades da empresa Malwee, no bairro Barra do Rio Cerro, após levar um choque nos fios de alta tensão. O macaco foi levado por um morador até a Clínica Veterinária Schwartz, onde ficou em observação, foi tratado das queimaduras e recebeu alta depois de dois dias internado.
Continua depois da publicidade
Os biólogos da Fujama, Christian Lempek, Gilberto Duwe e Fernanda Miranda acompanharam o tratamento e promoveram a soltura do animal, nas proximidades de onde foi encontrado, em um morro com mata. O procedimento é para que o animal consiga encontrar seu bando.
O biólogo Gilberto Duwe alerta para que os munícipes optem por ligar para a Ouvidoria da Prefeitura, 0800-642-0156, ou para a Fujama, 3273-8008, e não transportar o animal diretamente para clínica, ocasionando risco para a pessoa e para o animal.
Desde 2016 até agora, a Fujama recolheu cinco macacos em Jaraguá do Sul. Dois deles morreram (um por choque e outro por atropelamento) e três sobreviveram (um macaco-prego e um filhote de bugio, que estão em recuperação em Florianópolis, e o macaco-bugio que se recuperou do choque de sexta-feira).
Continua depois da publicidade