O governo Obama está “incrivelmente confiante” de que a economia dos Estados Unidos vai começar a se recuperar ainda neste ano, afirmou Christina Romer, chefe do grupo de conselheiros econômicos da Casa Branca neste domingo. Romer falou às redes de TV Fox News e CNN.

Continua depois da publicidade

A declaração vem antes de uma semana decisiva em esforços para estimular a atividade e tornar crível o programa para impulsionar o país. No programa “State of the Union”, da CNN, Romer disse que tem “toda expectativa de que nós vamos nos recuperar neste ano e que estaremos crescendo novamente até o final do ano”.

Os passos do presidente Barack Obama para reverter a profunda recessão e reestruturar o enfraquecido sistema financeiro dos EUA têm implicações globais, à medida que ele se prepara para o encontro de líderes das principais nações desenvolvidas e em desenvolvimento (G20) no começo de abril.

Mas os planos de reforma de Obama e o grande gasto previsto para estimular a maior economia do mundo e limpar pelo menos US$ 1 trilhão em ativos “tóxicos” dos balanços de bancos enfrentam obstáculos de alguns congressistas e corporações.

Além disso, Romer rebateu os temores de que investidores privados rejeitem uma associação com o governo americano depois do escândalo provocado por pelos bônus pagam pela seguradora AIG depois de receber ajuda estatal para evitar a falência. As informações são do site G1.

Continua depois da publicidade