A recuperação dos sistemas de esgoto e drenagem na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, passa a ter o auxílio da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital). A contribuição atende a um pedido da Floram (Funcação Municipal do Meio Ambiente) do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O presidente da Comcap Lucas Arruda esteve na Lagoa da Conceição na manhã deste sábado (23) para acompanhar a equipe de limpeza hidrográfica e definir uma estratégia para o grupo.

Para ele, a autarquia pode ajudar, primeiro, a identificar pontos onde as galerias de drenagem desembocam na Lagoa e, depois, a fazer a limpeza do local para facilitar as inspeções.

A expectativa com o trabalho é contribuir com a verificação de outros pontos de extravasamento de esgoto que possam haver no local.

Depois que uma grande faixa de espuma apareceu na Lagoa da Conceição, a prefeitura multou em R$3,2 milhões na última terça-feira (19) a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) por vazamento de esgoto no local.

Continua depois da publicidade

Testes feitos pela Floram confirmaram a contaminação da água pelo extravasamento da rede de esgotos.

Em nota, a Casan afirmou que não é possível afirmar que o sistema de esgotamento sanitário seja a causa das espumas avistadas na Lagoa da Conceição nos últimos 10 dias.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um procedimento para apurar a possível poluição na água. Um inquérito também foi instaurado pela Polícia Civil.