Além de garantir o abastecimento de água e a manutenção do ecossistema de Blumenau, os rios e riachos exercem uma importante influência para a população. Um exemplo é o rio Itajaí-açu, que cruza o município, e teve um papel fundamental para a história e o desenvolvimento econômico da região do Vale do Itajaí. Foi ele que atraiu imigrantes para Santa Catarina, e formou diversos pequenos povoados — que hoje, depois de quase 200 anos, abrigam milhares de pessoas. 

Continua depois da publicidade

O Rio Itajaí-açu e seus afluentes contribuem com a geração de emprego e renda para a população blumenauense. É ele que alimenta o agronegócio, a indústria e também contribui para atrair a atenção dos turistas. Além dele, Blumenau possui cinco importantes ribeirões, que contribuem para o abastecimento de água, a cultura e a gestão de recursos ambientais no município.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), as fontes de água também são fundamentais para a manutenção da fauna e da flora da região. O leito dos cursos de água são, por si só, o ambiente natural de muitas espécies. Muitos animais também frequentam esses ambientes para obter alimento e abrigo. Além disso, as faixas marginais dos rios e ribeirões funcionam como corredores ecológicos, ligando fragmentos florestais.

Foco na preservação

É para garantir a proteção ambiental de todo esse tesouro que a Prefeitura de Blumenau investe em ações de preservação de rios e ribeirinhos e, por isso, assume o compromisso de desenvolver diversas ações, que refletem direta ou indiretamente na proteção dos rios, ribeirões e nascentes em Blumenau. 

Algumas das ações desenvolvidas pela Semmas em prol da preservação dos rios e ribeirões foi o desenvolvimento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Estudos Técnicos Socioambientais. Esse documento é usado como referência para guiar o planejamento de ações de proteção e recuperação da vegetação nativa e ciliar, que têm grande influência na proteção dos recursos hídricos

Continua depois da publicidade

Outra importante ação adotada é a fiscalização. Todos os dias, a Semmas atua para vigiar e supervisionar qualquer dano que seja feito às áreas de preservação permanente, em especial, as que estão localizadas nas margens de cursos d’ água ou nascentes. Para preservar estes espaços, a aposta da Secretaria está nos licenciamentos ambientais para projetos de recuperação de áreas degradadas. Ainda, analisa e aprova a localização de Áreas de Cobertura Florestal Mínima Preservada e compensação ambiental.

Conscientizar a população também é necessário, e por isso, a Secretaria promove ações de educação ambiental focadas em diversos públicos, inclusive com distribuição de mudas aos moradores de Blumenau. As atividades incluem palestras, oficinas e aulas junto às escolas e instituições de ensino do município. Acontece, ainda, o planejamento de ações integradas e fortalecimento do sistema de informações ambientais, permitindo que a sociedade tenha fácil acesso a dados relevantes sobre a preservação ambiental. 

Ainda, a Semmas atua no controle de atividades potencialmente poluidoras, para que resíduos com potencial contaminante sejam destinados de forma correta e controlada ao lugar certo. Essa ação influencia para a qualidade das águas dos ribeirões, e consequentemente, a manutenção das espécies que ali habitam. 

Conscientização é o caminho

Apesar de todos os esforços da Secretaria na preservação e recuperação dos rios e riachos, é fundamental que as pessoas tenham consciência que essa é uma tarefa que demanda esforço de todos. Para a entidade, a participação da sociedade é importante não só para a proteção da fauna e da flora, mas, para a segurança e o bem-estar das próprias populações.

Continua depois da publicidade

Muitas vezes, ocupações próximas aos cursos d’água, que estão sujeitas a enxurradas e cheias sazonais, podem significar insegurança à população. Ainda, a dificuldade legal de utilização ou uso racional dessas áreas pode contribuir negativamente para um afastamento da sociedade, que resulta em desconhecimento da importância de preservar. A Secretaria destaca ainda a quantidade de lixo jogado nos ribeirões, que é reflexo dessa falta de consciência, e pode ser evitado com o conhecimento sobre o ambiente fluvial, sua importância natural e seus benefícios. 

Para mudar este cenário, a Semmas destaca nove ações que devem ser adotadas pela população: 

  • 1. Evitar a ocupação das margens dos cursos d’água;
  • 2. Contribuir para manter as margens cobertas por vegetação, especialmente vegetação nativa e arbórea;
  • 3. Evitar depositar entulhos, resíduos ou lixo, nas margens ou no leito dos cursos d’água;
  • 4. Evitar despejar efluentes líquidos, principalmente contaminantes, nos rios e ribeirões; 
  • 5. Promover a proteção das margens dos cursos d’água e a recuperação da vegetação ciliar;
  • 6. Evitar soltar ou deixar que animais domésticos entrem nestas áreas, já que eles são potenciais predadores da fauna nativa;
  • 7. Desenvolver ações comunitárias de valorização do ambiente fluvial;
  • 8. Procurar conhecimento sobre a preservação ambiental;
  • 9. Exigir do poder público o cumprimento de suas funções em prol do meio ambiente.

Acompanhe as ações da Semmas e saiba como fazer parte dessa mudança.

Leia também

Blumenau Mais Verde: Faça a sua parte para melhorar a qualidade de vida na cidade

Manutenção de parques públicos é prioridade em Blumenau

Saiba o que município catarinense tem feito para preservar as futuras gerações