A construção de uma terceira faixa na SC-401, que liga o Centro ao Norte da Ilha, em Florianópolis, além das obras de recuperação do pavimento asfáltico na mesma rodovia vêm causando transtorno para os motoristas. O trânsito está sendo desviado ao longo das pistas em horários definidos pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) – geralmente das 9h às 16h, conforme a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (PMRv-SC), que recebe os ofícios do órgão do Estado. As obras devem continuar por pelo menos 40 dias e, alguns serviços, serão feitos no período da noite.

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Na tarde desta segunda-feira, 21, havia formação de filas entre a Vargem Pequena e o posto da PMRv-SC, sentido Centro. Condutores têm relatado demorar 1h30min para atravessar o percurso de cerca de três quilômetros.

– A maior concentração foi entre a entrada de Ratones e a Vargem Pequena. Registramos dois quilômetros de fila, e vem sendo assim quase diariamente – garante o sargento Ávila.

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As obras na SC-401 começaram em 28 de julho tinham originalmente prazo de 60 dias para serem concluídas. A terceira faixa próximo ao viaduto do Monte Verde está em finalização, mas há duas semanas foram iniciados os serviços de recuperação ao longo dos trechos Centro/Norte da Ilha e Norte da Ilha/Centro, totalizando 13 quilômetros.

– Dividimos esse trabalho em duas etapas: da entrada de Jurerê até o pedágio, que vai ser executado de dia; e do Centro até o pedágio, que será feito à noite. Levamos em consideração o impacto no trânsito e no andamento da obra. A expectativa é terminar em 40 dias e deixar tudo pronto para o verão – explica o engenheiro do Deinfra, Cléo Quaresma.

A obra

A ação faz parte do programa de revitalização de rodovias do Deinfra e busca amenizar os transtornos do trânsito na região quando estiverem finalizadas. O orçamento é de R$ 2,5 milhões.

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– Não é apenas um tapa buraco, vai ser substituído o pavimento em alguns pontos e o local contará com uma terceira faixa. Será um trabalho técnico para que se evite o surgimento de novos buracos – informou o consultor executivo do Deinfra, Claiton Bortoluzzi, no início da obra.

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