Motoristas, ciclistas, pedestres e moradores têm mostrado insatisfação ao longo dos últimos meses com as condições das ruas de Joinville. Nesta semana, o A Notícia publicou um raio-x de cinco importantes vias da cidade, mostrando as reivindicações por melhorias na infraestrutura da malha viária e soluções para problemas com buracos, "remendos" no asfalto e falta de ciclofaixas. O prefeito Udo Döhler reconhece o desafio e garante que o investimento na manutenção e recuperação das ruas será prioridade nos últimos dois anos de seu mandato.

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Segundo o prefeito, dois fatores contribuem para o problema com buracos hoje na cidade: ruas pavimentadas há mais de décadas que estão com o asfalto antigo e outras vias que receberam uma camada fina de asfalto, deteriorando-se rápido demais. A solução paliativa tem sido usar a operação tapa-buracos para tentar reduzir o problema.

— Só que isso não resolve porque o pavimento como um todo já foi consumido pelo tempo. Ou seja, fecha um buraco hoje e cinco metros adiante abre outro buraco na semana seguinte — reconhece.

A Prefeitura entende que a melhor solução é o recapeamento das ruas, porém não dispõe dos recursos necessários para realizar os investimentos. A saída foi buscar financiamentos para viabilizar as obras e esta é a aposta de Udo Döhler para avançar na manutenção e recuperação asfáltica na cidade.

Neste ano, foi assinado um contrato de R$ 61,1 milhões com o Banco do Brasil para recuperar 209 vias de Joinville – foram incluídas outras quatro após a assinatura, totalizando 213 ruas. Desta lista, 123 serão recapeadas, 75 serão pavimentadas com paver e outras 15 receberão o asfaltamento.

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Essas vias são divididas em editais diferentes, que estão sendo lançados gradativamente. Seis editais já foram lançados, reunindo 47 ruas de diferentes regiões da cidade. Segundo Udo, essas obras devem iniciar entre o final deste ano e o início de 2019. A previsão é concluir todas as vias até 2020.

— Nós resolvemos o problema? Não, porque existem mais 400 outras ruas importantes para serem recuperadas. Só que nós temos capacidade de endividamento e pagamento. Isso vai nos permitir buscar mais um financiamento para que a gente possa acelerar ainda mais a recuperação dessas vias públicas — explica.

Outros investimentos

O prefeito vai buscar recursos em outras fontes para tentar viabilizar a melhoria de outras ruas que não entraram no pacote do financiamento com o Banco do Brasil. Uma delas é a rua 15 de Novembro, no trecho do bairro Vila Nova. Segundo Udo, o problema da via é de que o asfalto é muito antigo, trazendo problemas com buracos.

Döhler diz que um financiamento de R$ 4 milhões com o Governo do Estado seria o caminho para fazer a requalificação da rua. No entanto, o Estado não teria "honrado com o financiamento". Agora, o município vai tentar buscar novamente os recursos com o novo governador eleito. Caso não seja possível, o prefeito garante que a Prefeitura bancará as obras.

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Udo também vai buscar recursos com o Estado para outras três obras que considera importante para a cidade. Uma delas é a abertura da avenida Almirante Jaceguay. A outra é a duplicação das ruas Edgar Meister e Hans Dieter Schmidt (conhecidas como Eixo Industrial), com expectativa de que, na pior das hipóteses, a intervenção comece em 2020.

Antes disso, ele espera que a requalificação da rua Prudente de Moraes comece em 2019. Os recursos de R$ 4 milhões já estão garantidos pelo Governo do Estado.