O começo das obras de recuperação das praias de Florianópolis atingidas pela ressaca ficou para a próxima terça-feira. A prefeitura explica que o contrato com as quatro empresas que farão as obras não foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, como estava previsto, em função de um problema de transmissão de dados. Essa publicação é obrigatória para dar a ordem de serviço.

Continua depois da publicidade

O município recebeu R$ 926 mil do governo federal, em caráter emergencial, para o conserto dos estragos da ressaca. A ideia é realizar os reparos em 30 dias. Os entulhos de construções destruídas são o maior problema.

Quatro empresas foram contratadas para auxiliar no trabalho, com prazo final estipulado para 15 de dezembro. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, serão quatro frentes de trabalho: retirada de entulhos e limpeza das faixas de areia em Canasvieiras, Ingleses, Brava e Matadeiro; recuperação, reposicionamento e restabelecimento da iluminação pública; estabilização de postos guarda-vidas em Canasvieiras, Brava e Matadeiro; e estabilização de decks de acesso público, principalmente nos Ingleses. O município também promete recuperar os acessos às praias com recursos próprios.