Não só de grandes talentos é feito um bom profissional. Segundo pesquisa realizada pelo site CareerBuilder, a maioria dos empregadores (77%) acredita que as habilidades leves, geralmente associadas à personalidade (como atitude positiva) são tão importantes quanto as profundas, aprendidas para funções específicas e que podem ser mensuradas (como técnica para operar um computador). Para 16%, são até mais importantes para avaliar se o candidato serve para uma vaga de emprego.

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O levantamento contou com a entrevista de 2.138 gerentes e profissionais de Recursos Humanos dos Estados Unidos.

– Quando as empresas estão avaliando os candidatos, procuram o melhor dos dois mundos: alguém que não é só proficiente em uma determinada função, mas também tem personalidade. Por isso, é importante destacar habilidades leves que podem dar aos empregadores uma ideia de como o profissional pode rapidamente se adaptar e resolver problemas – disse Rosemary Haefner, vice-presidente de Recursos Humanos da CareerBuilder.

Confira as 10 habilidades leves mais populares que os empregadores disseram procurar enquanto contratam:

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1) Ter ética de trabalho (73%)

2) Ser confiável (73%)

3) Ter uma atitude positiva (72%)

4) Ser automotivado (66%)

5) Ser orientado para a equipe (60%)

6) Ser organizado e conseguir gerenciar múltiplas prioridades (57%)

7) Trabalhar bem sob pressão (57%)

8) Ter uma comunicação efetiva (56%)

9) Ser flexível (51%)

10) Ser confiante (46%)

No entanto, Haefner alerta que não é suficiente apenas listar essas habilidades em um processo seletivo, mas é preciso mostrar que as possui para o futuro empregador.

– O candidato deve providenciar exemplos de atitudes que o levaram a atingir um objetivo e fazer as habilidades serem tangíveis – conclui.