Conforme a temporada 2024/25 se desenvolve, os principais candidatos ao título ganham corpo na Europa. Na Premier League, o Liverpool emendou a terceira vitória consecutiva e se manteve na liderança, com direito a recorde. Já o Barcelona se mostra imparável embalado pela boa fase do centroavante Robert Lewandowski, o artilheiro do continente. 

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Confira a tabela da Liga dos Campeões da Uefa

Confira abaixo destaques da Europa 

Campeonato Inglês

Continua depois da publicidade

O Liverpool venceu o Crystal Palace por 1 a 0, sábado, com gol do português Diogo Jota. O triunfo manteve os Reds na liderança do Inglês, com 18 pontos – um a mais do que Arsenal e Manchester City. É o melhor início de temporada do clube em 132 anos, se foram contadas as 10 primeiras partidas da equipe em todas as competições. 

Se os torcedores achavam que a saída do técnico Jürgen Klopp seria prejudicial, o trabalho do holandês Arne Slot se mostra convincente e promissor. Além da liderança, o Liverpool recuperou o bom futebol de Salah e desponta com a melhor defesa do Inglês, com apenas dois gols sofridos. No entanto, dois fatores servem de preocupação. Enquanto o goleiro Alisson sofreu lesão e foi cortado da Seleção, o lateral-direito Alexander-Arnold entrou na mira do Real Madrid, após lesão grave de Carvajal. 

Na caça ao líder, o Arsenal venceu o Southampton por 3 a 1 neste sábado, de virada, no Emirates, com gols de Havertz, Gabriel Martinelli e Saka. Já o City venceu o Fulham por 3 a 2 no Etihad Stadium. Após os visitantes marcarem com Andreas Pereira, o time de Pep Guardiola virou graças a Kovacic, duas vezes, e Doku. Rodrigo Muniz descontou no final.

Campeonato Espanhol 

O Barcelona venceu o Alavés por 3 a 0, neste domingo, com grande atuação de Lewandowski. O polonês fez todos os gols da partida, mas contou com duas assistências do brasileiro Raphinha. 

Continua depois da publicidade

Após uma temporada que chegou a ser tratada como negociável, Lewandowski se reinventou. Aos 36 anos, cresceu com as boas atuações de Raphinha e Lamine Yamal e chegou aos 12 gols pelo clube no ano e igualou Gyökeres, do Sporting. Está à frente de Haaland, com 11, e Harry Kane, com 9.  

– Ele é incrível. Ele é o melhor na frente do gol, na área. O que ele faz é fantástico. Ele está sempre pronto para marcar – elogia o técnico Hansi Flick. 

Vice colocado, o Real Madrid venceu o Villarreal por 2 a 0 no Santiago Bernabéu, no sábado. Vini Jr. fez uma das melhores partidas na temporada, com direito a um golaço de fora da área, mas saiu de campo com uma lesão cervical – o que o fez ser cortado da Seleção. Pior ainda para ​Dani Carvajal, que chorou ao sair de campo ao sofrer uma ruptura tripla no ligamento do joelho direito. Está fora da temporada. 

Campeonato Italiano 

O Milan foi derrotado para a Fiorentina por 2 a 1, graças a boa atuação do goleiro espanhol David De Gea. O arqueiro defendeu dois pênaltis, cobrados por Theo Hernández e Abraham, e garantiu a vitória para o time de Florença. Adli e Gudmundsson marcaram para a viola, enquanto Pulisic fez o tento dos rossoneros. 

Continua depois da publicidade

Outra notícia do futebol italiano é de fora dos gramados. O meio-campista Pogba teve uma redução de pena de quatro anos para 18 meses e poderá voltar a atuar em março. No entanto, a imprensa italiana aponta que dificilmente o jogador permanecerá na Juventus. Campeão do mundo pela França em 2018, o atleta está suspenso desde agosto de 2023, quando testou positivo para testosterona.

*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa