Conforme a temporada 2024/25 se desenvolve, os principais candidatos ao título ganham corpo na Europa. Na Premier League, o Liverpool emendou a terceira vitória consecutiva e se manteve na liderança, com direito a recorde. Já o Barcelona se mostra imparável embalado pela boa fase do centroavante Robert Lewandowski, o artilheiro do continente.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Confira a tabela da Liga dos Campeões da Uefa
Confira abaixo destaques da Europa
Campeonato Inglês
Continua depois da publicidade
O Liverpool venceu o Crystal Palace por 1 a 0, sábado, com gol do português Diogo Jota. O triunfo manteve os Reds na liderança do Inglês, com 18 pontos – um a mais do que Arsenal e Manchester City. É o melhor início de temporada do clube em 132 anos, se foram contadas as 10 primeiras partidas da equipe em todas as competições.
Se os torcedores achavam que a saída do técnico Jürgen Klopp seria prejudicial, o trabalho do holandês Arne Slot se mostra convincente e promissor. Além da liderança, o Liverpool recuperou o bom futebol de Salah e desponta com a melhor defesa do Inglês, com apenas dois gols sofridos. No entanto, dois fatores servem de preocupação. Enquanto o goleiro Alisson sofreu lesão e foi cortado da Seleção, o lateral-direito Alexander-Arnold entrou na mira do Real Madrid, após lesão grave de Carvajal.
Na caça ao líder, o Arsenal venceu o Southampton por 3 a 1 neste sábado, de virada, no Emirates, com gols de Havertz, Gabriel Martinelli e Saka. Já o City venceu o Fulham por 3 a 2 no Etihad Stadium. Após os visitantes marcarem com Andreas Pereira, o time de Pep Guardiola virou graças a Kovacic, duas vezes, e Doku. Rodrigo Muniz descontou no final.
Campeonato Espanhol
O Barcelona venceu o Alavés por 3 a 0, neste domingo, com grande atuação de Lewandowski. O polonês fez todos os gols da partida, mas contou com duas assistências do brasileiro Raphinha.
Continua depois da publicidade
Após uma temporada que chegou a ser tratada como negociável, Lewandowski se reinventou. Aos 36 anos, cresceu com as boas atuações de Raphinha e Lamine Yamal e chegou aos 12 gols pelo clube no ano e igualou Gyökeres, do Sporting. Está à frente de Haaland, com 11, e Harry Kane, com 9.
– Ele é incrível. Ele é o melhor na frente do gol, na área. O que ele faz é fantástico. Ele está sempre pronto para marcar – elogia o técnico Hansi Flick.
Vice colocado, o Real Madrid venceu o Villarreal por 2 a 0 no Santiago Bernabéu, no sábado. Vini Jr. fez uma das melhores partidas na temporada, com direito a um golaço de fora da área, mas saiu de campo com uma lesão cervical – o que o fez ser cortado da Seleção. Pior ainda para Dani Carvajal, que chorou ao sair de campo ao sofrer uma ruptura tripla no ligamento do joelho direito. Está fora da temporada.
Campeonato Italiano
O Milan foi derrotado para a Fiorentina por 2 a 1, graças a boa atuação do goleiro espanhol David De Gea. O arqueiro defendeu dois pênaltis, cobrados por Theo Hernández e Abraham, e garantiu a vitória para o time de Florença. Adli e Gudmundsson marcaram para a viola, enquanto Pulisic fez o tento dos rossoneros.
Continua depois da publicidade
Outra notícia do futebol italiano é de fora dos gramados. O meio-campista Pogba teve uma redução de pena de quatro anos para 18 meses e poderá voltar a atuar em março. No entanto, a imprensa italiana aponta que dificilmente o jogador permanecerá na Juventus. Campeão do mundo pela França em 2018, o atleta está suspenso desde agosto de 2023, quando testou positivo para testosterona.
*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa