Apaixonado por fotografia desde a infância, só aos 20 anos Walter Firmo começou a trabalhar como fotógrafo profissional. Seis anos depois venceu o Prêmio Esso de Jornalismo pela reportagem Cem dias na Amazônia de Ninguém, uma série de reportagens (texto e fotos) publicadas no Jornal do Brasil.
Continua depois da publicidade
De lá pra cá, não parou mais, fotografou para grandes revistas, ganhou outros tantos prêmios internacionais e já lançou vários livros. Aos 76 anos, continua fazendo o que mais gosta: fotografar.
Já chegou a afirmar, em vários momentos, que não terá tempo para fotografar tudo o que gostaria, vão faltar anos de vida para isso. Esta e tantas outras histórias serão contadas nesta sexta-feira por Firmo na palestra Eu, por mim Mesmo, que integra a programação do Mês da Fotografia.
O bate-papo será às 19h no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. A escolha pelo local e a denominação de palestra especial são justificadas pela produtora do evento, Aline Assumpção, justamente por esta bagagem do fotógrafo autoral e fotojornalista reconhecido internacionalmente.
Continua depois da publicidade
– Por ser um nome mais popular e de grande reconhecimento, acreditamos que ele traz e conquista um público maior. Por este motivo, o local tem capacidade para receber mais pessoas interessadas em Walter Firmo. Ele é uma das principais atrações do Mês da Fotografia – ressalta.
Continua depois da publicidade