Após 7 dias no aguardo da liberação ambiental, funcionários da prefeitura de Florianópolis iniciaram nesta terça-feira (13) o remodelamento da foz do Rio do Braz, em Canasvieiras, no norte da Ilha. As fortes chuvas do final de semana passado fizeram o rio mudar ocurso, isolando o acesso ao trapiche. Comerciantes e donos de barcos de passeio reclamavam da falta de agilidade do município em resolver a questão que não é inédita.

Continua depois da publicidade

Poluição do rio do Braz preocupa moradores antes de mais uma temporada de verão

A Secretaria de Obras realizou a recomposição da faixa de areia do final da praia de Canasvieiras, que voltou a sofrer erosão. O rio estava correndo em direção à praça próxima por uma extensão de cerca de 50 metros, em vez de seguir reto para o mar, tendo inviabilizado o acesso ao trapiche.

Prefeitura inicia as obras de recomposição da faixa de areia na Praia de Canasvieiras

Continua depois da publicidade

União contesta licenças da Casan e aponta poluição em unidade de conservação de Florianópolis

— Por algum tempo, o problema está resolvido — garantiu Ceola, já tendo em vista a possibilidade de isso voltara acontecer por nova ação da natureza, o que ocorre de tempos em tempos, variando apenas de intensidade. Neste ano, por exemplo, a Secretaria de Obras precisou tomar a mesma medida na região, porém com menor proporção, no domingo de Páscoa.

Para os moradores, a medida apenas disfarça o problema. O aposentado Cláudio Humberto Guedes mora há 15 anos próximo ao rio e garante que o trabalho da prefeitura não irá adiantar.

Continua depois da publicidade

Trapiche ficou isolado, prejudicando trabalho de donos e funcionários de passeios de barco
Trapiche ficou isolado, prejudicando trabalho de donos e funcionários de passeios de barco (Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS)

— São coisas que a prefeitura está fazendo que está estragando a nossa praia. Por pelo menos cinco vezes eu já vi eles virem com retroescavadeira, e o mar depois colocar areia de volta pra dentro — argumenta o senhor de 70 anos, que sugere a construção de uma draga para desassorear o rio desde a nascente.

O Rio do Braz é o centro de uma série de problemas envolvendo a poluição no Norte da Ilha. Quem mora e trabalha em Canasvieiras, falar da última temporada de verão gera lembranças desagradáveis. As cenas de turistas com máscaras para enfrentar o mau cheiro que saía do rio, a língua preta de esgoto que corria do curso d’água para o mar e a debandada de visitantes que passavam férias no balneário mancharam o verão em uma das praias mais conhecidas da cidade.

pela A gestão do rio pela Casan também já foi alvo de duras críticas da Advocacia-Geral da União. Entre elas, licenças ambientais irregulares, tratamento de esgoto ineficiente e, principalmente, a transferência da poluição do rio do Braz para o Papaquara em vez da solução do problema.

Continua depois da publicidade

A Casan afirma que possui todas as licenças para operar e trabalha para solucionar problemas no tratamento de esgoto no bairro. Uma audiência conciliação entre as partes está marcada para o dia 30 de setembro.