Os motivos que levam consumidores a recomendarem ou elogiarem uma marca nas mídias sociais foram objeto de uma pesquisa internacional feita pela empresa Social Media Link com mais de 24,3 mil consumidores nas redes sociais e membros da Smiley360.com, uma comunidade que compartilha experiências ligadas a marcas. A consulta, realizada nos meses de outubro e novembro de 2014, mostra critérios para descobrir produtos, decidir pela compra e falar bem ou mal deles depois.
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De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados confiam mais na recomendação de um produto feita no Facebook quando comparado a outras mídias sociais. Para descobrir novas marcas ou serviços, o Facebook, juntamente com os sites do revendedor e da própria marca, têm a preferência de 53% dos consumidores.
Os mais procurados quando se quer obter informações sobre aquele produto que despertou o interesse são os sites do revendedor (56%) e o do fabricante (54%). Família e amigos próximos continuam sendo os mais influentes (77%). Na recomendação, o relato pessoal é o estímulo mais forte, seguido da lista com argumentos pró e contra.
Depois da compra, o Facebook é o escolhido para compartilhar a informação (54%), seguido do Instagram (39%). Se o consumidor teve uma experiência positiva com a marca, terá motivação suficiente para escrever uma resenha sobre o produto para 93% dos entrevistados. Em segundo lugar, o estímulo surge depois de receber uma amostra grátis (79%).
Mas a insatisfação também pode fazer o consumidor se mexer. A experiência negativa com a marca estimula 71% dos consumidores ouvidos pela Social Media Link a escrever a respeito.
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