A construção das novas pontes nas ruas Bernardo Reiter e Mariana Bronnemann, no bairro da Velha, foram retomadas nesta semana. A nova empresa que assumiu os trabalhos em Blumenau é a empreiteira Igesa Engenharia Ltda, de Balneário Camboriú. A contratada tem o prazo de sete meses para as concluir os trabalhos, que vão substituir as pontes existentes, dando maior vazão às águas e comportando melhor o fluxo do trânsito.

Continua depois da publicidade

As frentes iniciaram no canteiro de obras central que fica entre as ruas Humberto de Campos e Itapiranga. Grande parte dos serviços para as duas pontes, como a preparação das vigas, serão feitos no local e depois encaminhadas ao ribeirão. A roçada e a limpeza nos terrenos que estavam desocupados desde o final de 2014 também foram feitos.

O custo

Segundo o projeto da Secretaria de Obras de Blumenau, na Rua Bernardo Reiter a ponte terá 20 metros de extensão e 15,30 metros de largura, com 10 metros dedicados à pista de rolamento e o restante para os passeios de pedestres, sob investimentos de cerca de R$ 890 mil. Já na Rua Mariana Bronnemann, onde a construção terá de 30 metros de extensão e 12,30 metros de largura, também com passeios nas laterais, será utilizado cerca de R$ 1 milhão.

As obras estão sendo feitas com recursos obtidos através de convênio entre Blumenau e o Ministério de Integração Nacional, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Continua depois da publicidade

Contrato com antiga construtora foi rescindido em março

No começo de março a prefeitura de Blumenau decidiu rescindir, unilateralmente, dois contratos assinados com a então empresa responsável pela construção das novas pontes no bairro Velha. As ordens de serviço foram assinadas há mais de seis meses.