As obras na ponte Hercílio Luz retomaram nesta semana e devem acelerar a partir deste mês após 45 de paralisação. Tubos de aço estão chegando de Joinville e Ribeirão Preto e serão colocadas nas estacas para não haver movimentação das estrutura durante a passagem de correnteza. O entrelaçamento das vigas deve dar maior sustentação enquanto a ponte for restaurada. A previsão é de que toda a obra seja concluída no fim de 2014.
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Os trabalhos só foram retomados porque há garantia de liberação de R$ 150 milhões aprovados pelo BNDES e R$ 64 milhões liberados para captação via Lei Rouanet. Estas duas fontes de recursos fazem saltar o valor investido na ponte até agora de quase R$ 41 milhões para R$ 255 milhões.
Segundo o engenheiro do Departamento Estadual de Infraestrutura, Wenceslau Diotallevy, a velocidade da obra vai depender do quanto o dinheiro será repassado. A princípio, serão mais dois meses de trabalhos submersos até começar as obras visíveis à população.
Cerca de dez mergulhadores estarão incumbidos da tarefa de montar estes tubos cruzados entre cada uma das estacas para dar rigidez. Terminada essa fase, começa a montagem do levantamento da estrutura especial de sustentação. São vigas de aço que serão montadas embaixo da ponte.
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-A meta é por junho e julho estar tudo feito. Aí começa a transferência do peso-, explica.
Para chegar a tal ponto, serão utilizados 54 macacos que erguerão a Hercílio Luz até transferir as 4,4 mil toneladas para a estrutura montada até agora. Apenas nesse momento começa o tão esperado restauro, que deve durar até o fim de 2014.
Wenceslau acredita que o Consórcio Monumento conseguirá entregar no prazo e quando terminada a obra, a ponte estará pronta para ser utilizada como se estivesse nova.
Toda a estrutura usada como sustentação, como as vigas treliçadas, serão retiradas e usadas em pontes menores pelo Estado.
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-O mais difícil foi as fundações, mas foram vencidas. Agora é que chega a maior expectativa e o desafio-, comenta.
O presidente do Deinfra, Paulo Roberto Meller, acredita que em dois meses terão mais de 200 operários trabalhando e transformando a Ponte Hercílio Luz num canteiro de obras.
Cronograma para 2013
1º – Tubos de metal serão colocados entre as estacas para evitar a movimentação. Há quatro estacas em cada bloco. São ao todo quatro blocos.
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2º – Sobre as estacas centrais será construída uma estrutura em forma de V.
3º – Em seguida, será construída uma estrutura de aço sobre as bases.
4º – Todas as estruturas de aço ficarão próximas da ponte e unidas por uma sustentação provisória.
5º -O peso da ponte será transferido para a estrutura de sustentação e poderá começar o restauro.
6º – Cabos de aço serão presos ao solo e amarrados nas torres principais, para fixá-las.
7º – Começa a restauração.