Ele iniciou seus estudos musicais aos dez anos sob orientação de Margaret Dhein. Graduado pela Universidade do Estado de Santa Catarina com o título de bacharel em Piano, teve a orientação de Paulo Rogerio Faria e Maria B. Povoas.

Continua depois da publicidade

Sua estreia internacional foi no ano de 2003, a convite da renomada pianista Cristina Ortiz. Com ela, participou do Atelier Pianístico em Bordeaux, na França. Desde então, Alexandre Dietrich passou por diversos palcos europeus, norte-americanos e brasileiros. Nesta segunda-feira é a vez de Joinville receber o artista no espetáculo Um Piano em Santa Catarina.

No programa dos recitais, serão interpretadas obras eruditas compostas para piano de importantes compositores, como a música russa de Seguei Rachmaninoff e a elegância e o romantismo de Frederic Chopin, assim como melodias conhecidas de compositores brasileiros, com a Brejeirice, de Ernesto Nazareth, além de Heitor Villa lobos e dos catarinenses Aldo Krieger e Edino Krieger.

Em todas as apresentações, Alexandre oferecerá ao público explicações e comentários curiosos sobre os compositores e as obras, sobre o período e as influências que o compositor sofreu para criar as peças musicais.

Continua depois da publicidade

Trata-se, então, de um recital didático, onde a ligação entre músicos, obra musical e público torna-se mais estreita. Desta forma, intensifica-se o interesse da plateia para com apresentações de música erudita, em especial de piano, pois torna o recital mais atrativo aos espectadores.

A turnê, com direção musical de Guilherme Amaral e produção cultural de Lourcley Silvestre, já percorreu as Florianópolis, Imbituba e Concórdia. O pianista também irá se apresentar em Pomerode na quarta-feira (11/12), em Blumenau na quinta (12/12) e encerrará a turnê em Criciúma no dia 18 de dezembro.

Um Piano em Santa Catarina foi viabilizado pelo Governo do Estado, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural. Toda a turnê será realizada com acesso gratuito com objetivo de democratizar a música erudita e formação de novas plateias.

Continua depois da publicidade

REPERTÓRIO

Noturno Phostumo em Do # menor, de Frederic Chopin

Saudades no Coração, de Aldo Krieger

Nina, de Edino krieger

Valsa da Dor, de Heitor Villa Lobos

Estudo Tableaux nº 7 opus 33, de Serguei Rachmaninoff

Prelúdio nº 5 opus 23, de Serguei Rachmaninoff

Brejeiro (Tango), de Ernesto Nazareth

Apanhei-te, cavaquinho (Polca), de Ernesto Nazareth

Valsa opus 64 nº 1, de Frederic Chopin

Polonese opus 53 – Heroica, de Frederic Chopin

O QUÊ: Um Piano em Santa Catarina, com Alexandre Dietrich.

QUANDO: 9 de dezembro, às 20 horas.

ONDE: Sociedade Cultural Lírica (rua Max Colin, 1.483, América).

QUANTO: entrada gratuita.