Em cima do palco, o aluno iniciante se transforma em músico experiente. O medo e a timidez dão lugar ao talento, muitas vezes escondido nas profundezas do próprio quarto. Quando lançou o Recital FreeStudio, em 1994, foi isso que Marwin Friesen imaginou. A ideia cresceu e, com o passar dos anos, se tornou um dos grandes eventos de música no calendário de Blumenau. Segunda e terça-feira, às 20h, 300 alunos de quatro a 60 anos irão subir ao palco do Auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, para apresentar canções que vão do rock à MPB. Guitarra, violão, acordeão, violino, teclado, piano e bateria estão entre os instrumentos que vão embalar o público. O tema de 2013, Na Trilha do Tempo, marca os 20 anos de história do recital.

Continua depois da publicidade

A inclusão social também faz parte do show. Quarta-feira, também às 20h, é a vez de aplaudir as 150 crianças da Creche Bom Amigo que foram beneficiadas pela FreeStudio com aulas de violão e musicalização infantil. Junto a eles se apresenta o Centro de Recuperação Nova Esperança (Cerene), com cerca de 90 pessoas que tiveram aulas de canto coral, violão e prática de banda. A iniciativa faz parte do Projeto Viva Música, criado por Friesen e aprovado pela Lei Rouanet este ano.

– Esse projeto surgiu depois de uma visita que eu fiz ao Cerene. É incrível como as pessoas estão sedentas por música, o valor que elas dão a algo tão simples – explica o diretor do recital, que já está captando recursos para expandir a ação para as escolas da rede pública blumenauense.

Sedentos por música

Continua depois da publicidade

Para Marwin, disseminar a música na região é fundamental para a formação das pessoas:

– Estamos trabalhando com duas frentes: crianças pequenas, contribuindo para que elas sejam protegidas de coisas ruins que possam aparecer no caminho, e pessoas que se perderam e estão em recuperação. Dessa forma, de um por um, chegamos lá.

Serviço

20º Recital FreeStudio – No Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro, 1.181, Centro, Blumenau. Ingressos na bilheteria do teatro por R$ 15. Segunda, terça e quarta-feira, às 20h.