O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que a crise econômica é “um desastre continuado” para os americanos, após o anúncio de um forte retrocesso do crescimento do país. Obama voltou a pedir ao Congresso que aprove rapidamente o pacote de estímulo à economia, de mais de US$ 800 bilhões.

Continua depois da publicidade

– A recessão está se aprofundando, e a urgência de nossa crise econômica está crescendo. Ontem, alcançamos um novo patamar: o maior número de americanos recebendo benefícios do seguro-desemprego. Todo dia parece haver uma nova rodada de demissões, novas rodadas de empregos perdidos e famílias com suas vidas viradas de cabeça para baixo. Isso é um desastre continuado para as famílias americanas – disse Obama na Casa Branca.

Obama anunciou o lançamento de um grupo de trabalho liderado pelo vice-presidente Joe Biden que será responsável por propor medidas que favoreçam a classe média.

Sindicatos

Obama também reverteu algumas das medidas do governo de George W. Bush que, segundo os democratas e o movimento sindical, reduzem o poder dos sindicatos.

Continua depois da publicidade

– Temos que reverter muitas das políticas sobre a mão-de-obra organizadas que vimos nos últimos oito anos. Não creio que o movimento sindical seja parte do problema. Para mim, ele é parte da solução.

As informações são do site G1.