Inaugurada há apenas seis meses, a reforma do primeiro piso da Creche Celso Ramos, no Centro de Florianópolis, já apresenta defeito. As 141 crianças atendidas, com idades de 1 a 5 anos, dormem em colchões no chão dividindo espaço com as paredes mofadas. Em duas das sete salas, há infiltração e alguns pisos estão quebrados.
Continua depois da publicidade
A situação já era esperada pela classe escolar e pela prefeitura. A reforma do prédio, que até dezembro do ano passado abrigava uma escola estadual, foi realizada de forma emergencial e entregue em menos de 60 dias pela urgência em transferir as crianças da Creche Santa Teresinha, na Prainha, um espaço ainda mais inadequado para o atendimento dos pequenos.
Para pintar, trocar as portas e revisar a parte elétrica a prefeitura gastou R$150 mil e segundo o diretor de infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, Mauricio Amorim, a segunda parte da obra, desta vez mais completa e planejada, já previa melhorias no primeiro piso.
– Fizemos o que podíamos com poucos recursos e pouco tempo. Agora com a última etapa o serviço será completo e resolverá todos estes problemas estruturais encontrados hoje – promete.
Continua depois da publicidade
A previsão da secretaria é iniciar as obras ainda este mês. A empresa contratada terá mais de R$ 400 mil para gastar com a reforma e tem 180 dias de prazo para entregar, mas a intenção, segundo Amorim, é entregar até dezembro.
– Vamos começar pelo segundo piso e encerrar no primeiro para não prejudicar o atendimento das crianças – diz.
Nem tão bom, nem tão ruim
Marcelo Ferreira, presidente do Conselho Comunitário do Morro da Mariquinha, que também mobilizou a comunidade para transformar a escola em creche, não se assusta com a situação do prédio, pois segundo ele, todos imaginavam que uma obra feita tão rapidamente não poderia durar muito. Mesmo assim, diz que a comunidade se sente aliviada com a conquista do novo espaço.
Continua depois da publicidade
– Onde elas estavam antes era muito pior, pode não estar bom como gostaríamos, mas a esperança é que um dia fique. Lá as crianças têm um imenso espaço para brincar, o que antes não tinham – conta.
Como informou a edição desta quinta-feira Hora de Santa Catarina, depois de reformada completamente a Creche Celso Ramos irá abrir mais 300 vagas. As inscrições devem iniciar entre outubro e novembro. Tem preferência famílias com menor renda.
Medo de acidentes e satisfação pelo grande espaço
A mãe de um aluno disse que está com o coração dividido. Ela fica feliz em ver o filho, correndo pelo parquinho da Celso Ramos, por outro lado, tem medo de possíveis acidentes com as janelas tipo persiana, onde já viu crianças prensar os dedos na Creche Santa Teresinha, e com quedas nas calçadas pelos defeitos nos pisos.
Continua depois da publicidade