Tem que colocar mais agasalhos, não dá mais pra ficar de chinelo e pra sair da cama de manhã é um sacrifício. Mas quando o outono já apresenta temperaturas mais baixas, o clima convida para algumas receitas de dar água na boca. Por causa disso, vamos dar o passo a passo de diversas receitas para o frio.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Das mais tradicionais, passando por algumas criativas até aquelas simples que agradam a todos os paladares. Escolhemos sopas, comidas e bebidas, afinal a Pandemia do Coronavírus não acabou. E se você pode ficar em casa, aproveite o tempo pra se dedicar na cozinha. Suas refeições serão verdadeiros momentos de prazer.
É possível, inclusive, evitar gripes e resfriados. Fique atento, também, em relação à imunidade. A alimentação saudável é uma aliada neste processo.
Por exemplo, sopas com legumes e verduras são fontes de vitaminas e ferro, o que ajuda combater certos vírus e bactérias. Claro que na lista abaixo também há algumas receitas para fazer no frio que nem são tão saudáveis assim, mas dão uma sensação de bem-estar. Como abrir mão delas?
Continua depois da publicidade
Anote nossas dicas de receitas para fazer no frio no seu caderno, compre os ingredientes, siga os detalhes e mão na massa! Seu estômago agradece!
5 Receitas gostosas para fazer no frio

> Descubra alimentos e receitas para melhorar a imunidade
1. Cado Verde Cremoso
Ingredientes
1 kg de batatas
1 maço de couve mineira (cortada em tirinhas)
200 g de bacon
2 linguiças paio
1 linguiça calabresa
5 dentes de alho
1 cebola média
½ maço de salsinha
10 azeitonas verdes (picadas)
3 colheres de azeite
1 litro e 1/2 de água filtrada
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Como fazer
Frite o bacon numa panela, escorra a gordura e reserve. Em outra, frite a cebola em 3 colheres de azeite até dourar. Acrescente o alho e frite por 1 minuto. Coloque a linguiça e o paio cortados em pequenos cubos. Frite bem. Jogue a couve mexendo até perder o volume. Adicione as batatas já cozidas, descascadas e espremidas. Ponha, então, a água e as azeitonas e deixe ferver. Cozinhe até ficar um caldo cremoso. Quando estiver pronto, jogue o bacon e a salsinha. Sirva quente com queijo parmesão ralado.
> No Limite: relembre provas que marcaram o programa
O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?
Pode ser servida bem quente, o que aquece o organismo e o coração. A couve é rica em ferro. A batata é fonte de vitamina C, de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6. É rica em fósforo, magnésio e potássio.
Continua depois da publicidade
2. Fondue de Chocolate

Ingredientes
500 g de chocolate amargo (55% de cacau)
1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de conhaque
2 mexericas ponkan
2 xícaras (chá) de uvas sem caroço
2 xícaras (chá) de morangos (cerca de 250 g)
2 carambolas
2 kiwis
1 manga palmer
1 xícara (chá) de damascos secos
1 xícara (chá) de figo seco
Como fazer
Prepare as frutas, descascando e separando os gomos da mexerica. Lave, seque e tire as uvas do cacho. Lave, descarte o cabinho e corte os morangos ao meio. Lave, seque e corte as carambolas em fatias grossas em formato de estrelas. Descasque, corte os kiwis ao meio no comprimento, cortando cada metade em 3 tiras e as tiras em cubos médios. Descasque, corte manga em fatias, bem rente ao caroço, e as fatias em cubos médios. Depois, pique o chocolate em pedaços pequenos. Coloque o creme de leite numa panela própria pra fondue e leve ao fogo médio. Assim que ferver, diminua o fogo, junte o chocolate picado e mexa com a espátula até derreter. Acrescente o conhaque, misture bem e desligue o fogo. Transfira a panela de fondue para o rechaud. Mergulhe as frutas, uma a uma, no chocolate bem quente.
O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?
O fondue de chocolate tem o sabor dos Deuses. O chocolate é fonte de energia, indispensável principalmente no clima mais frio. As frutas são ricas em vitaminas e são fonte de minerais, liberam toxinas e reforçam o sistema imunológico.

3. Escondidinho de Carne Seca
Ingredientes
500g de carne seca (traseiro)
Continua depois da publicidade
1kg de mandioca (sem casca)
4 batatas médias
Folhas de louro
2 colheres (chá) de sal (para a mandioca e batata)
100g de bacon picado
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 tomate picado sem sementes
1 pimenta dedo de moça (1/2 sem sementes) picada
1 punhado de cheiro verde picado
1 colher (chá) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
Pacotinho de requeijão cremoso para gratinar a gosto (opcional)
> Mestre do Sabor: catarinense Dudu Poerner fica em segundo lugar na competição em 2019
Como fazer
Corte as mandiocas descascadas em pedaços e leve ao fogo numa panela de pressão com três folhas de louro e uma colher de chá de sal. Depois que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Enquanto isso, descasque e corte as batatas em cubinhos e ferva-os, colocando uma colher (chá) de sal na água. Deixe cozinhar por 10 minutos até que as batatas fiquem molinhas. Escorra a água e reserve. Corte a carne seca em cubinhos e lave em um escorredor de macarrão. Leve a carne a uma panela de pressão e cubra com água, ao menos dois dedos acima da carne. Detalhe: Pra tirar o sal da carne seca, cozinhe por 25 minutos a partir do momento em que a panela pegou pressão. Escorra e prove a carne. Se já estiver dessalgada, está pronta. Se não, repita a operação. Quando estiver dessalgada, desfie a carne seca com um garfo e reserve. Em uma frigideira grande, doure o bacon e refogue a cebola por uns dois minutos. Adicione o alho picado e refogue. Coloque a pimenta dedo de moça picada. Depois de tudo refogado, acrescente a carne seca. Misture muito bem e adicione o tomate. Finalize com cheiro verde picado e reserve. Retire a mandioca da pressão e escorra. Remova os fios do centro da mandioca pra não atrapalharem pra fazer o purê. Amasse as batatas e mandiocas e transfira pra uma panela. Depois, adicione a manteiga e o leite. Misture tudo em fogo baixo até ficar uma mistura bem homogênea. Em um refratário, coloque uma camada de purê e espalhe no fundo. Acrescente a carne seca e espalhe sobre a camada de purê. Cubra toda a carne seca com o restante do purê. Acrescente uma camada do requeijão cremoso e uma camada de queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a uma temperatura média (230°C) por aproximadamente 20 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva.
> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?
Trata-se de uma combinação perfeita. A carne é um alimento completo que contém proteínas, minerais e vitaminas que fazem muito bem à saúde. Já a mandioca cozida é rica em cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. Faz bem para o coração, é fonte de energia e melhora a digestão e o humor.

> Frio em Santa Catarina: saiba quais são as cidades mais geladas
4. Quentão
Ingredientes
1 garrafa de cachaça (600 ml)
600 ml de água
500 g de açúcar
Casca de 2 laranjas
Casca de 1 limão
50 g de gengibre em pedacinhos
Cravo-da-índia a gosto
Canela em pau a gosto
1 maçã cortada em pedacinhos
Como fazer
Coloque açúcar, cascas de laranja, cascas de limão, gengibre, cravo e a canela em uma panela grande. Leve ao fogo e quando o açúcar estiver derretendo, junte a cachaça e a água, deixando cozinhar por 20 a 25 minutos em fogo médio. Filtre e coloque a maçã picadinha. Mantenha no fogo, após o preparo e vá servindo conforme o consumo.
Continua depois da publicidade
O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?
Esquenta a gente a cada gole. O gengibre é um santo remédio que acelerando o metabolismo, relaxa o sistema gastrointestinal e previne náuseas e vômitos. É antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo úlceras no estômago.

5. Sopa de legumes e verduras
Ingredientes
2 batatas descascadas em cubos
1 cenoura grande sem casca em cubos
2 chuchus descascados em cubos
4 inhames sem casca em cubos
1 xícara de brócolis cozido
5 folhas de couve com os talos
1 xícara de espinafre
1 tomate picado
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 colheres (chá) de gengibre picadinho
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
2 cubos de caldo de legumes
1 xícara de macarrão caramujinho
Salsinha e cebolinha
1 e 1/2 litro de água
> Relembre outros momentos de neve em Santa Catarina com fotos
Como fazer
Em uma panela coloque a água, o caldo de legumes e cozinhe os legumes, tomate, gengibre. Acrescente o macarrão, couve picada e o espinafre. Deixe até amolecer o macarrão. Refogue o alho e a cebola no óleo ou azeite e acrescente o brócolis, salsinha e cebolinha. Desligue e sirva.
O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?
Transmite bem-estar e é um carinho. Os legumes e verduras são fontes de vitaminas e minerais que previnem deficiência de micronutrientes. São fontes de fibras e fornecem muitos nutrientes agindo na prevenção do consumo excessivo de calorias, da obesidade e das doenças crônicas associadas a esta condição, como diabetes e doenças do coração.
Continua depois da publicidade