Se você está pensando no cardápio para receber o Papai Noel, lembre-se que há uma variedade de receitas de farofa de Natal que você precisa conhecer. Afinal, esta é uma iguaria que sempre cai bem e agrada até mesmo aos paladares mais exigentes.

Continua depois da publicidade

Estamos falando de receitas tradicionais e também daquelas mais criativas e incrementadas. Sendo que todas têm como pontos em comum o fato de serem feitas a partir de farinhas e ter grande chance de se destacar nas mesas natalinas.

> Ceia de Natal simples: quatro receitas para surpreender

No Brasil, a farofa faz parte das refeições. No almoço ou no jantar, ao lado do popular e bem caprichado arroz com feijão, na feijoada ou entre os pratos de um cardápio mais sofisticado, a farofa sempre cai muito bem.

No Sul do País, ninguém imagina um churrasco informal sem a presença dela. E no final do ano, os menus das ceias sempre contêm receitas de farofa de Natal deliciosas.

Continua depois da publicidade

Dos índios até os dias de hoje

É bem provável que você nunca tenha parado pra pensar: afinal, de onde surgiu o hábito de comer farofa? Pois saiba que a farofa é uma invenção que vem de antes da colonização do Brasil pelos portugueses.

Os historiadores relatam que os índios já preparavam a farofa como um alimento muito nutritivo para matarem sua fome. As receitas eram feitas com farinha de mandioca. Grandes porções eram misturadas e assadas na carapaça das tartarugas, que acabava soltando um pouco de gordura naturalmente.

> Biscoitos de Natal: aprenda a tradição com as melhores receitas

A partir daí, os portugueses também passaram a usar a farofa, principalmente durante as longas viagens que faziam. Já que, devido à gordura e os temperos misturados à farinha seca, era um alimento forte pra que eles pudessem suportar as dificuldades passadas durante as expedições. Dizem até que Dom João VI era fã de farofa.

Agora, que tal conhecer algumas receitas de farofa de Natal deliciosas? O dia 24 de dezembro está chegando. Na ceia servida à meia-noite, a farofa é um excelente acompanhamento para carnes como peru, tender, chester ou lombo. Também forma um par bem interessante com as saladas, deixando-as muito mais crocantes.

Continua depois da publicidade

Veja a lista de 5 receitas de farofas de Natal deliciosas que preparamos. Na certeza de que qualquer uma delas vai agradar toda a família, confira os ingredientes e o modo de preparo. E mãos na massa!

Receitas de farofa de Natal 

Farofa de bacon com maracujá

Começamos com uma inovação. O sabor do bacon em contraposição ao azedinho do maracujá dá samba!

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de mandioca do tipo biju

200 gr de bacon picadinho

Polpa de 2 maracujás azedos grandes

2 cebolas médias descascadas e bem picadas

1 colher (sopa) de manteiga

1 dente de alho amassado ou triturado

1/2 xícara (chá) de salsa fresca picada

Sal a gosto

Como fazer:

Frite numa panela bem aquecida os pedacinhos de bacon, sem adicionar mais gordura. Deixe que fritem na própria gordura que vai derreter aos poucos. Mexa até dourar. Junte a cebola picada, o alho amassado e a manteiga. Então, refogue por 5 minutos e adicione a polpa dos maracujás.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Junte a farinha de mandioca, a salsa fresca picada e mexa bem pra incorporar todos os ingredientes. Desligue o fogo em seguida. Por fim, ajuste o sal se achar necessário. Reserve até o momento de servir.

Continua depois da publicidade

Farofa de frutas secas, cebolas caramelizadas e canela

Entre as receitas de farofa de Natal deliciosas, esta é uma que fica incrível. Trata-se de uma combinação de sabores marcantes que vão fazer a alegria dos seus convidados.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

1 cebola cortada em meia lua

1 colher (sopa) de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de canela

80 gr de nozes picadas

80 gr de damascos picados

80 gr de uvas passas

80 gr de cranberries (ou qualquer outra fruta seca)

200 gr de farinha de mandioca biju

Sal e pimenta a gosto

Como fazer:

Numa panela, em fogo médio, derreta metade da manteiga. Depois, junte a cebola e o açúcar mascavo. Deixe a cebola caramelizar até ficar bem dourada. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, coloque o restante da manteiga com a canela.

Junte todas as frutas e as nozes, e aqueça. Em seguida, junte a farinha e deixe cozinhar, mexendo sempre pra não queimar. Cozinhe até que a farinha fique bem crocante. Adicione a cebola caramelizada à farofa e misture bem. Tempere com sal e pimenta.

Farofa com queijo parmesão crocante e ervas

Receitinha bem diferente com queijo parmesão crocante misturado à farinha de mandioca temperada com ervas frescas e um toque de hortelã. Pra acompanhar o pernil de Natal, fica show.

Continua depois da publicidade

Aqui, uma dica: você pode usar as ervas frescas de sua preferência nesta receita. E o queijo parmesão pode ser substituído por outro tipo que seja seco, duro e fique crocante. Por exemplo, provolone ou pecorino.

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

50 gr de manteiga

1 xícara de farinha de mandioca

2 colheres de sopa de salsa fresca picada

2 colheres de sopa de hortelã fresca picada

Como fazer:

Espalhe o parmesão em uma tábua untada com manteiga e leve ao forno até que doure. Deixe esfriar, retire com uma espátula e quebre triturando bem até virar uma farofa. Coloque a manteiga em uma panela e deixe-a dourar em fogo baixo.

Junte a farinha de mandioca e as ervas e misture bem. Acrescente o queijo e misture. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

> Natal 2020: dicas para escolher o presente para quem já tem tudo

Farofa de beterraba e quinoa

Procurando uma combinação bem saudável entre as receitas de farofa de Natal deliciosas? Então, achou! Esta rende uma mistura de cores bem bonita. Enfeita a mesa e faz festa na boca a cada garfada. Recomendação: usar cebola no lugar do alho. E você também pode substituir a beterraba por cenoura.

Continua depois da publicidade

Ingredientes:

3 dentes de alho amassados

100 ml de azeite

2/3 de xícara de beterraba ralada no ralo grosso

1 xícara de farinha de mandioca branca e crua (a farinha amarela vai resultar em uma cor diferente)

1 colher (chá) de sal (ou a gosto)

2 colheres (sopa) de pipoca de quinoa

Como fazer:

Doure o alho no azeite. Junte a beterraba e refogue até que fique macia, soltando um caldo vermelho. Junte a farinha e o sal. Misture bem e deixe tostar a gosto. Sirva misturada com a pipoca de quinoa. Ou salpique a quinoa por cima.

Farofa de banana

A banana da terra foi a escolhida pra esta farofa. Mas saiba que dá pra fazer com a nanica, também conhecida por caturra. No preparo, você vai levar um pouco mais de tempo porque será necessário fritar a fruta antes de misturá-la aos demais ingredientes. Mas vale a pena! É de dar água na boca.

Ingredientes:

100 gr de manteiga + 1 colher (sopa) pra fritar as bananas

3 xícaras (chá) cheias de farinha de mandioca

2 bananas da terra grandes e bem maduras

1/2 colher (café) de sal

Como fazer:

Em uma frigideira de borda alta, coloque 100 gr de manteiga pra derreter. Quando começar a espumar, coloque a farinha e o sal. Deixe torrando em fogo baixo. Mexa todo o tempo pra não queimar. Quando a farofa estiver crocante e ligeiramente dourada, desligue o fogo e mexa mais alguns segundos para dar tempo da panela esfriar. Reserve.
Lave, descasque e corte as bananas em rodelas de 0,5 cm. 

Em outra frigideira, coloque a manteiga pra derreter em fogo baixo. Quando estiver derretida, coloque as bananas em rodelas pra dourar os dois lados. Não deixe que se sobreponham. Quando estiverem fritas, coloque-as dentro da farofa pronta. Misture com jeitinho e pode servir!

Continua depois da publicidade

De onde vem a tradição de comer farofa no Natal

Cada país tem em suas tradições na hora de preparar a ceia de Natal. Na Rússia, por exemplo, evitam a carne. Os jamaicanos preparam diversas receitas a base de ervilhas. E na Alemanha, é costume comer carne de porco. E, de sobremesa, biscoitos confeitados com motivos natalinos.

No Brasil, o peru é a carne preferida e a mais tradicional. O que se sabe é que acompanhado de arroz branco, entendeu-se que a farofa era o complemento que faltava.

> De onde vem a tradição de dar presentes no Natal?

Ao longo do tempo, a ceia de natal brasileira incorporou diversos hábitos dos imigrantes. E muitas receitas dos portugueses, como a rabanada e o bacalhau, viraram tradição por aqui. Junto com esta herança de Portugal, veio a farofa.

Do mesmo modo que dos italianos, os brasileiros adquiriram o hábito de ter sempre o panetone presente na mesa de Natal.

Continua depois da publicidade

Por que a farofa está sempre tão presente nas mesas brasileiras?

A farofa é um acompanhamento muito versátil. Por causa disso, é um coringa. E agrada a todos também por ser considerada um prato neutro que pode ser preparado facilmente durante o ano todo, não importando clima ou depender de safras.

Outra qualidade dela é que os cozinheiros podem juntar os ingredientes que quiserem e sempre fica boa. Ninguém reclama ou insiste num mesmo padrão.

Como na ceia natalina, a farofa não pode faltar, então escolha uma entre as 5 receitas de farofa de Natal deliciosas que mostramos aqui, capriche no preparo e feliz Natal!

> Mega da Virada 2020 tem prêmio de R$ 300 milhões e apostas são liberadas; veja como jogar