Alcançar de forma rápida a pele bronzeada é o sonho de muita gente no verão. Assim, algumas pessoas buscam receitas milagrosas para acelerar o processo. Entretanto, isso pode se tornar um problema ao utilizar os produtos errados. Nesse sentido, há diversas receitas caseiras conhecidas, mas que não devem ser utilizadas para bronzear.
Continua depois da publicidade
Já que o verão se aproxima, vamos apresentar aqui as mais famosas receitas caseiras que são perigosas se somadas à exposição ao sol nesse período. Além disso, você vai saber com detalhes os fatores de risco de cada um.
Receitas caseiras para bronzear que são perigosas
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Refrigente de cola
Antes de mais nada, o uso dos famosos refrigerantes de cola no bronzeamento não é algo novo. Na verdade, isso remonta às décadas de 1960 e 1970, sendo que a ideia era que a coloração do caramelo presente na bebida poderia fixar uma cor mais escura. Contudo, os componentes podem causar descamação e marcas irreversíveis na pele.
Oleos de coco, cozinha e azeite
Pode até parecer que não, mas os efeitos causados pelo óleo de coco, azeite e óleo de cozinha, são semelhantes ao que vemos na fritura de cozinha. Já que o calor do Sol faz, em menor escala, o que o fogão faz com o óleo na panela. Portanto, pode causar queimaduras graves e até dermatite de contato.
Sal Grosso
Assim como dissemos na reportagem sobre bronzeamento com sal do mar, a osmose do sal não ajuda a bronzear. Pelo contrário, pode ajudar a causar ressecamento na pele e queimaduras.
Continua depois da publicidade
Manteiga
A manteiga na panela tem efeito parecido com óleo, não é mesmo? Então, na pele causa o mesmo problema já citado. Além disso, dificulta a saída do calor e, por característica própria, facilita a infecção.
Chá de folha de figo
Essa é uma das receitas caseiras para bronzear mais perigosas da lista. De acordo com um artigo da Revista Brasileira de Queimaduras, essa receita causa queimaduras de até 3º grau e é a mais recorrente verão.
Fita adesiva
Esse tipo de uso é muito comum em quem tenta deixar marquinhas desenhadas com fita a adesiva. Porém, quando entra em contato com sol e calor, esse tipo de produto libera substâncias que podem causar alergias e dermatites.
Continua depois da publicidade
Leia também
O que significa praia imprópria para banho e os riscos