A Receita Federal começou nesta quarta-feira uma ação conjunta entre as alfândegas de Itajaí e São Francisco do Sul. A operação Litoral Norte conta com apoio de helicóptero, lancha e equipes terrestres. O objetivo é identificar embarcações não autorizadas ou estrangeiras que estejam irregulares no país, além de verificar transbordos clandestinos de mercadorias ou pessoas, rotas não autorizadas para caminhões de carga, unidades de carga não declaradas e identificar marinas e depósitos para futuras abordagens.
Continua depois da publicidade
A Receita Federal explicou que a ação vai ocorrer também nesta quinta com voos intercalados entre as unidades aduaneiras das duas cidades. Na manhã de quarta, o helicóptero da Receita sobrevoou São Francisco do Sul e à tarde saiu do píer da Capitania dos Portos de Itajaí. Neste primeiro dia de atividades não foram registradas apreensões ou outras irregularidades nas fiscalizações.
A operação faz parte das atividades de rotina do órgão com foco na apuração de navios e levantamento de informações para novas operações. A ação também irá verificar a existência de unidades de cargas clandestinas em embarcações, bem como fazer a captura de imagens de terminais portuários nas duas alfândegas.
Continua depois da publicidade