Uma operação da Receita Federal, nesta quinta-feira (15), tirou de circulação cerca de R$ 2 milhões em produtos falsos. Os materiais estavam em um loja no Centro de Blumenau. De acordo com as autoridades, o estabelecimento servia também de depósito e centro de distribuição para o Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal sustenta que a mercadoria tem origem estrangeira e apresentava identificação como se fosse original, de marcas como Apple, JBL e Stanley. Ao todo, foram recolhidas cerca de 128 embalagens gigantes com mercadorias, na maioria caixas de som, acessórios de aparelhos de celular, copos térmicos e outros tipos de eletrônicos (veja fotos abaixo).
Continua depois da publicidade
O material apreendido vai passar por uma vistoria e, depois, se confirmada a falsificação e a importação irregular, segue para o depósito. O proprietário da loja, que estava no estabelecimento no momento da operação, pode responder por descaminho e falsificação, cujas penas máximas são de quatro anos.
“A Receita Federal busca não apenas combater a sonegação tributária, mas também proteger a indústria e comércio nacional”, disse o órgão em nota à imprensa.
Leia mais
Projeto de SC acolhe cães abandonados, ensina profissão a detentos e vira referência no Brasil
Como é o gigante e bilionário navio de guerra da Marinha construído em Itajaí; veja fotos
SC tenta financiamento internacional para obras contra enchentes e revê meio bilhão do PAC