A Receita Federal emitiu um alerta sobre um novo golpe em que criminosos enganam pessoas informando supostos problemas sobre o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo comunicado do órgão federal, os criminosos enviam e-mails que simulam ser da Receita, informando supostos problemas e pendências com o CPF da pessoa. Nas mensagens, eles afirmam que se a situação não for regularizada rapidamente o CPF poderia ser suspenso e resultar no bloqueio de contas e na emissão de documentos.

A Receita Federal esclareceu que as ameaças são falsas e que as mensagens de se tratam de golpe. Os criminosos utilizam logotipo e cores da Receita Federal para dar credibilidade às mensagens virtuais.

Segundo informações da Agência Brasil, os golpistas pedem o pagamento de uma falsa multa de R$ 124,60 em um prazo excessivamente curto, geralmente menor do que 48 horas.

Continua depois da publicidade

A Receita Federal aponta que não solicita informações pessoais por e-mails ou mensagens de texto e que utiliza apenas os canais oficiais de atendimento, como o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site gov.br/receitafederal para se comunicar com os contribuintes. O órgão também não faz o envio de e-mails pedindo pagamentos ou regularizações urgentes por meio de links.

Leia também

SC deve produzir mais de 1,2 bilhão de toneladas de arroz durante nova safra, projeta Epagri

SC tem queda de mais de 10% no número de feminicídios em 2024

Brasil fecha 2024 com número recorde de empregos com carteira assinada