A Receita Federal apreendeu, nesta terça-feira, 19 toneladas de produtos falsificados no Complexo Portuário de Itajaí. Os itens retidos, principalmente roupas e tênis, eram falsificações das marcas Adidas, Nike, QuikSilver e Bilabong, entre outras. A carga estava em um contêiner vindo da China.
Continua depois da publicidade
Esta foi a primeira apreensão do ano. De acordo com o inspetor chefe da alfândega da Receita Federal em Itajaí, Luís Gustavo Robetti, o trabalho de monitoramento é constante.
– É feita uma análise de risco e partir disso são selecionadas as cargas que têm indícios de irregularidade para verificar se estão corretamente declaradas – explica.
O inspetor afirma ainda que o contêiner foi retido antes do registro de importação, portanto não é possível verificar onde as mercadorias seriam distribuídas.
Continua depois da publicidade
– As pessoas já foram identificadas, mas agora vamos confirmar o destinatário e fazer a representação no Ministério Público para que seja aplicada a devida punição.
Segundo Robetti, considerando a quantidade e o valor de mercado dos produtos a carga é estimada em cerca de R$ 2 milhões, sendo que somente os tênis representam quase metade do valor. A Receita Federal também informou que o material será destruído após os trâmites legais.