O maior comprador da carne suína brasileira é a China que, somada a Hong Kong, recebeu quase 60% de todo o produto embarcado no período. E não é por acaso que o mercado oriental aparece entre os principais destinos da exportação da carne catarinense: o ingrediente protagoniza uma série de receitas e pratos típicos do país e da região.

Continua depois da publicidade

Pratos como Tonkatsu, Shogayaki e Gyoza são bem populares, assim como o Sweet and Sour Pork – que significa carne suína agridoce – que inspira a gastronomia do mundo todo. Este é um dos principais pratos típicos oriental e, segundo a tradição, a receita teria surgido há mais de 2200 anos.

No Brasil não é difícil encontrar restaurantes orientais que valorizam a receita. Mas até mesmo o preparo em casa é simples e o baixo custo dos ingredientes torna esse prato muito atrativo. Confira.

Continua depois da publicidade

Ingredientes

Do molho:

1 xícara (180ml) de água morna

1 envelope de caldo de legumes em pó (ou tablete)

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de vinagre branco

1 colher (sopa) de ketchup

1 colher (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de molho de soja.

Misture bem e reserve.

Para a carne:

500g de cubos de lombo suíno temperados com alho, sal, pimenta e shoyo

1 cebola em pedaços grandes

1 cenoura (pequena) cortada em rodelas bem finas

1/4 de pimentão vermelho em cubos

1/4 de pimentão amarelo em cubos

1/4 de pimentão verde em cubos

1 colher (sopa) óleo de gergelim, cebola e alho para refogar

Como fazer:

Em uma frigideira funda coloque 1 colher (sopa) de óleo de gergelim e 1 colher (sopa) de óleo comum ou azeite e frite os cubos de carne. Na sequência adicione a cebola e o alho. Quando a mistura estiver bem dourada acrescente a cenoura e, após cinco minutos, junte os pimentões.

Mantenha tudo em fogo médio mexendo sempre para amolecer um pouco. Junte o molho e misture bem para que ele engrosse. Desligue o fogo e sirva acompanhado de arroz.