A Receita Federal abre às 10h desta quarta-feira (24) a consulta do 3° lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Ao todo, são mais de 6,09 milhões de contribuintes contemplados no valor total de R$ 8,5 bilhões. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias
O lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores com pagamentos feitos a partir de 31 de junho. De acordo com a Receita Federal, 54.241 contribuintes moradores do Rio Grande do Sul foram priorizados e receberão suas restituições neste lote devido ao estado de calamidade decretado no estado.
“Taxa das blusinhas” começa a ser cobrada por varejistas internacionais no sábado
Do total de restituições, R$ 529,5 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade no recebimento. Outros 172.719 que recebem neste lote não são prioritários.
Continua depois da publicidade
Veja os grupos prioritários
- 14.756 idosos acima de 80 anos;
- 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5.711.130 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Como fazer a consulta
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“. Se a página identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. De acordo com a Receita Federal, se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil, onde o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores.
Continua depois da publicidade
Pode também ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Confira o calendário de pagamentos
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Leia mais
Investimento bilionário fará portos de Santa Catarina superarem Santos
Para Temer, existe ambiente político para corrigir equívocos da reforma tributária
Como empresa de Joinville movimenta toneladas de frutas em embalagens de isopor pelo Brasil