A professora Susanny Corrêa Budal trabalha diariamente em um espaço cultural na rua Farroupilha, no bairro Floresta, na zona Sul de Joinville. Em frente ao local, três buracos grandes se abriram no asfalto e foram parcialmente preenchidos com pedras para evitar acidentes.
Continua depois da publicidade
Eles ficam no início da descida de um morro e pegam muitos motoristas de surpresa, os quais precisam fazer manobras rápidas para desviar o carro. Segundo Susanny, o problema é antigo, desde que a rua foi pavimentada.
– Esses buracos aqui na frente já têm pelo menos duas semanas. Sei que o clima não ajuda, mas enquanto não colocarem um asfalto de qualidade ou recapearem a rua vai continuar assim – diz.
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
A Prefeitura de Joinville começou no início deste ano uma ação de recapeamento de 48 ruas da cidade. Serão investidos R$ 13,4 milhões nas obras e os recursos são provenientes da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc).
Continua depois da publicidade
O contrato prevê a execução de todas as obras em um prazo de seis meses, com finalização prevista para até a metade do ano. De acordo com o cronograma, o asfalto da rua Farroupilha, citada por Susanny, deveria ter sido recapeado nas duas primeiras semanas de fevereiro, mas a obra ainda nem começou.
O atraso no cronograma acontece em 26 ruas de Joinville que já deveriam estar com as obras finalizadas. Até nesta terça-feira, no entanto, apenas três vias receberam o recapeamento: a Alceu Koentopp, no bairro América; e parte da rua do Príncipe e Abdon Batista, ambas no Centro. Essas ruas tinham obras previstas para o final de abril, mas foram adiantadas no cronograma.
A Prefeitura informou que os serviços tiveram um atraso em relação ao cronograma inicial por causa da dificuldade de acesso ao polímero, um componente utilizado junto ao asfalto e que é fornecido às empreiteiras pela Petrobras.
Nas próximas semanas, está prevista a retomada do recapeamento nas ruas Felipe Camarão (Anita Garibaldi), Guanabara (no bairro de mesmo nome) e Marechal Hermes (Glória), que estão em fase de conclusão. Esta última está com as obras paradas devido a um embargo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Conforme a Prefeitura, a empresa contratada não estava executando o serviço de acordo com as exigências contratuais.
Continua depois da publicidade
Equipe da Seinfra tapa buracos na rua Prefeito Helmuth Fallgatter
Ruas sem previsão de recapeamento recebem melhorias
O problema com buracos também se estende às ruas que ainda não têm previsão para receber o recapeamento. A reportagem de “AN” circulou pela cidade e encontrou asfalto danificado em algumas vias, como Gonneville (Anita Garibaldi), Campos Salles (Glória) e Barra Velha (Itaum).
Para amenizar o problema, quatro equipes da Seinfra fazem trabalhos de melhorias nas ruas esburacadas. Nesta terça-feira, uma delas trabalhava no conserto do asfalto da rua Prefeito Helmuth Fallgatter. Pela manhã, a via ainda tinha um buraco de quase um metro de comprimento e outros menores levando perigo aos motoristas. As próximas ruas priorizadas pela Seinfra serão a Colon (Glória) e a Estrada da Ilha (Pirabeiraba).
Segundo a Prefeitura, as ações priorizam as vias de maior movimento que apresentam mais buracos. As equipes são organizadas por bairros e, para otimizar o trabalho, são definidas as regiões com maior incidência de buracos para realizar uma ação mais abrangente nas vias próximas. Os moradores ainda podem indicar os locais de melhorias por meio da Ouvidoria, no ramal 156, ou no site ouvidoria.sc.gov.br.
Ruas que serão pavimentadas
América
– Alceu Koentopp (finalizada)
– Lages
– Marechal Deodoro
– Orestes Guimarães
– Tijucas
Anita Garibaldi
– Bagé
– Felipe Camarão (obras em finalização)
– Henrique Dias
– Ijuí
– Max Heiden
Boa Vista
– Alcântara
Bucarein
– Ministro Calógeras
Centro
– Abdon Batista (finalizada)
– Do Príncipe (parte finalizada)
– Duque de Caxias
– Jaguaruna
– Pastor Fritz Buhler
Comasa
– Júlio de Mesquita Filho
– Ponte Serrada
Costa e Silva
– Adriano Schondemark
– Comandante Paulo Serra
– Dona Elza Meinert
Floresta
– Arnaldo Moreira Douat
– Farroupilha
– São Roque
Glória
– Arthur Bachtold
– Marechal Hermes (obras em finalização)
– Presidente Campos Sales
Guanabara
– Guanabara (obras em finalização)
– Ursa Maior
Iririú
– Cegonhas
Itaum
– Barra Velha
– Campo Erê
– Coronel Freitas
Jardim Sofia
– Manoel Silveira
Nova Brasília
– Minas Gerais
Paranaguamirim
– Átila Urban
– Espigão
– João Luiz de Miranda Coutinho
– Rio Velho
Profipo
– Cidade de Patos de Minas
– Cidade de Pilar
– Cidade de Pilões
– Cidade de Umbaúba
– Cidade de Vera Cruz
– Laura Auler
Vila Nova
– Bento Torquato da Rocha
– Paulo Schneider