Agora é definitivo: a região mais fria do Brasil já está vivendo de corpo e alma o clima da sua maior festa. Foi aberto na manhã deste sábado, em Lages, o Recanto do Pinhão, estrutura paralela à Festa Nacional do Pinhão e que funciona no calçadão da Praça João Costa, no Centro da cidade.

Continua depois da publicidade

Batizado de Aracy Paim em homenagem ao idealizador da festa, cuja primeira edição foi realizada na mesma praça, em 14 e 15 de julho de 1973, o Recanto é um espaço destinado às famílias e ao tradicionalismo. Neste ano serão 115 atrações voltadas à cultura gauchesca, todas com acesso gratuito ao público.

As atividades iniciaram neste sábado e seguirão até o dia 2 de junho, quando acabará a 25ª Festa Nacional do Pinhão, que inicia no próximo dia 24 no Parque de Exposições Conta Dinheiro. A exemplo de todas as outras edições, as vendas de alimentos e bebidas no Recanto ficam por conta de entidades beneficentes convidadas pela prefeitura. Neste ano, seis instituições estão administrando o local, e todo o lucro ficará com elas. A média estimada é de R$ 16 mil líquidos por entidade ao fim do evento.

O Recanto funcionará todos os dias, das 10h às 20h. A segurança é garantida pela Polícia Militar, que tem uma base fixa na praça, por vigilantes contratados e por agentes de trânsito da prefeitura. A expectativa é de que cinco mil pessoas passem por dia no Recanto. Na abertura oficial, na manhã deste sábado, várias autoridades locais e convidados estiveram presentes.

Continua depois da publicidade

Destaque para Adelma Paim, viúva de Aracy Paim. Ela foi homenageada com uma placa entregue pelo ex-prefeito de Lages, Juarez Furtado, que realizou a primeira festa, em 1973, e esteve no evento deste sábado a convite do atual prefeito, Elizeu Mattos.

– É um motivo de grande emoção e alegria para a nossa família, que não parou de lutar por esse reconhecimento ao longo de 40 anos. A impressão é de que tudo começou ontem, tamanha a satisfação. Agora estamos tornando mais real a nossa história -, disse Adelma.

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), o vice-prefeito Toni Duarte, destacou que a programação do Recanto busca valorizar os talentos musicais de Lages e região. No Parque Conta Dinheiro, as pessoas que estiverem vestidas a caráter (pilchadas) pagarão metade do ingresso.

Continua depois da publicidade

– Gosto muito de vir aqui no Recanto. Todos os anos trago a minha família, pois não pagamos ingresso, é saudável e resgata as nossas raízes -, disse o vendedor Renato Silva, de 32 anos.

A principal atração do primeiro dia do Recanto, ainda que não do gênero tradicionalista e em outro local, será o show do norte-americano Linsey Alexander, considerado uma lenda viva do blues mundial, destaque na cena musical de Chicago há meio século e que já tocou com “dinossauros” como B.B. King. A apresentação está marcada para 20h deste sábado, na Concha Acústica da Praça Joca Neves, também no Centro de Lages, e será gratuita ao público.

A 25ª Festa Nacional do Pinhão ocorre do próximo dia 24 a 2 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. A programação completa, informações sobre ingressos e hospedagens em Lages estão disponíveis no site www.festadopinhao.com

Continua depois da publicidade