Os rebeldes huthis e as forças do governo travam violentos combates desde a quinta-feira em torno da cidade de Hodeida, na costa oeste do Iêmen, informaram nesta sexta-feira fontes militares.

Continua depois da publicidade

Os combates ocorrem no momento em que o governo iemenita, instalado na grande cidade meridional de Aden, se declara disposto a retomar as negociações de paz com os rebeldes, que controlam a capital, Sanaa, e outras cidades, como Hodeida.

Os confrontos começaram na quinta-feira no sul de Hodeida, quando tropas ligadas ao governo se aproximaram da Universidade, disse à AFP um oficial.

Segundo fontes médicas em Hodeida, nas últimas 24 horas morreram 34 pessoas e dezenas ficaram feridas entre os rebeldes.

Continua depois da publicidade

As forças leais ao governo teriam sofrido seis mortes, de acordo com outra fonte médica.

Responsáveis militares iemenitas anunciaram na terça-feira que a coalizão dirigida pela Arábia Saudita, que apoia o governo em Aden, havia enviado reforços à costa oeste visando um novo assalto a Hodeida, cujo porto recebe três quartos das importações do Iêmen.

Uma fonte militar iemenita informou nesta sexta que a coalizão realiza dezenas de ataques aéreos contra o sul e o leste da cidade.

* AFP