Uma pessoa morreu e outras 18 ficaram feridas em um ataque realizado na manhã desta sexta-feira por um grupo de homens armados contra o consulado dos Estados Unidos em Herat, no oeste do Afeganistão.
Continua depois da publicidade
A ação não deixou vítimas entre o pessoal americano do consulado, segundo a porta-voz Marie Harf.
– Não há qualquer vítima entre o pessoal americano. Até o momento temos um membro da segurança contratada ferido e um policial afegão morto – disse a porta-voz.
O ataque, confirmado pela Força Internacional da Otan no Afeganistão (Isaf), foi rechaçado, mas persistem combates na zona, observou um jornalista da AFP. O porta-voz do hospital de Herat, Mohammad Rafiq Sherzai, informou que quatro policiais estão entre os feridos.
Na terça-feira, ao menos sete pessoas morreram na explosão de uma bomba durante a passagem de um ônibus na província de Ghazni, a sudoeste de Cabul. O veículo, procedente de Kandahar (sudoeste), se dirigia à capital quando a bomba explodiu matando sete civis, entre eles três crianças e uma mulher. O ataque deixou ainda 17 feridos.
Continua depois da publicidade
No domingo passado, quatro agentes do serviço secreto afegão morreram e dezenas de civis ficaram feridos em um ataque de rebeldes talibãs contra um prédio do Serviço de Inteligência (NDS) na província de Wardak, no sul do país.
Seis homens-bomba e quatro agentes do serviço secreto morreram nos confrontos. Trinta civis ficaram feridos, segundo o porta-voz do governo da província de Wardak, Ataulah Khogyani.