O rebaixamento do Figueirense à Série C do Campeonato Brasileiro foi confirmado na noite desta terça-feira (26) após quatro anos de flerte com a queda. Desde que saiu da elite do futebol nacional, em 2016, o Alvinegro esteve sempre mais próximo de cair do que de subir. São 62 rodadas no Z-4 da segundona em quatro temporadas.

Continua depois da publicidade

> Figueirense é rebaixado à Série C com triunfo do Vitória sobre Botafogo-SP

O Figueira está de volta à Série C após 22 anos. Mas o rebaixamento confirmado neste 26 de janeiro vem se aproximando do clube desde 2017. Logo após sair da Série A, o Alvinegro mergulhou no Z-4 da segundona. Foram 19 rodadas – metade do campeonato – dentro da zona de degola logo na temporada de chegada na Série B.

> Figueirense renova com o técnico Jorginho para a temporada 2021

O ano de 2017 marca também a “terceirização” do Figueirense com a chegada da empresa Elephant. Na temporada seguinte, o time comandado por Milton Cruz conquistou o Campeonato Catarinense. O Alvinegro começou a Série B na parte de cima da tabela, mas os atrasos salariais levaram o time a chegar à 38ª rodada com chance de ser rebaixado.

Continua depois da publicidade

> “Fui enganado”, diz Milton Cruz sobre a Elephant no Figueirense

Em 2019 o caos se instalou de vez no Estádio Orlando Scarpelli. Além da falta de pagamentos, o último ano da empresa Elephant foi marcado pelo W.O diante do Cuiabá, greve de colaboradores, negociações obscuras e tentativa de exclusão do clube do Campeonato Brasileiro por parte do então presidente Cláudio Honigman.

Protesto da torcida do Figueirense contra a empresa Elephant em 2019
Protesto da torcida do Figueirense contra a empresa Elephant em 2019 (Foto: Kadu Reis / CBN Diário)

Abraçado pela torcida e com a gestão devolvida ao clube, o Figueira resistiu na segundona. Lanterna da Série B 2019 até a 28ª rodada, o Alvinegro deu a volta por cima. Uma sequência de 12 jogos de invencibilidade, conduzida pelo técnico Pintado, levou o clube até a marca de 41 pontos, garantindo a permanência na penúltima rodada.

> W.O, saída da Elephant e mais: Figueirense fica na Série B após turbilhão em 2019

A superação não se repetiu na temporada de 2020. Após mais 28 rodadas na zona de rebaixamento, chegando a 62 em quatro anos, a queda alvinegra foi confirmada. Nenhum clube esteve mais tempo no Z-4 da Série B no período. O Figueirense cumpre tabela na última rodada, contra a Ponte Preta, enquanto busca caminhos para uma reconstrução.

Suplício alvinegro

2017 – 12º – 48 pontos
– 19 rodadas no Z-4
– Garantiu permanência na 37ª rodada

Continua depois da publicidade

2018 – 15º – 46 pontos
– Nenhuma rodada no Z-4
– Começou bem, terminou mal
– Chegou com chance de queda na 38ª rodada

2019 – 16º – 41 pontos
– 15 rodadas no Z-4
– Lanterna até a 28ª rodada
– Garantiu permanência na 37ª rodada

2020 – 17º – 39 pontos
– 28 rodadas no Z-4
– Rebaixado na 37ª rodada

Leia também

> Roberto Alves: Sacramentada a situação do Figueirense, que disputa a Série C 2021

> Figueirense na Série C: veja os memes e reações de outros clubes sobre o rebaixamento

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp