Em 2 de maio de 2016, nasceu Lívia, filha de Janaina Krzeminski. Contudo, a mãe só conseguiu vê-la em 25 de maio, pois Livia precisou permanecer hospitalizada por mais tempo. Poderia ser uma data qualquer, mas o primeiro contato entre mãe e filha aconteceu no Dia Nacional da Adoção. Uma coincidência que fez Janaina realizar o seu maior sonho, de ser mãe.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Janaina e o marido, Éverson Volei, tentaram engravidar, mas ela não conseguiu. Eles então decidiram que a adoção seria a melhor forma de se tornarem pais. Uma ideia que surgiu através de uma possibilidade que era comentada na família de Janaina.

– Meu pai falava que quando nós, eu e meus irmãos, fossemos adolescentes, ele ia adotar uma criança. Aquilo veio como um insight para mim e eu pensei: “É dessa forma que a gente vai ser pai e mãe” – conta ela.

Menina segurando uma boneca
Livia foi adotada por Janaina e Éverson em 2016 (Foto: Raphael Ribeiro / NSC TV Joinville)

A decisão de acolher uma criança resultou em um longo tempo de espera. Janaina e Éverson passaram seis anos e sete meses na fila da adoção. A expectativa chegou ao fim quando, em 25 de maio de 2016, ela recebeu uma ligação inesperada, que iria mudar a história do casal para sempre. 

Continua depois da publicidade

Janaina estava indo para a academia e recebeu o telefonema, mas não tinha crédito no celular. Por curiosidade, ela fez a recarga no telefone e descobriu que o contato havia sido feito pelo fórum de adoção em Joinville. Janaina recebeu a notícia de que uma nova vida estava começando. Ela e o marido se arrumaram e foram conhecer a criança.

– Foi muito especial, coloquei uma correntinha (com a forma de uma menina) antes de ir, e a assistente social achou que eu já tinha uma filha (por causa do acessório). Falei não, minha filha está para chegar. E daí ela falou não, sua filha já chegou – recorda.

Grande responsabilidade

Apesar da realização em adotar uma criança, o medo e as responsabilidades vieram à tona por causa do novo desafio na vida do casal.

– A gente olhou para ela, tão pequenininha e tão frágil. Ao mesmo tempo, com uma alegria e um misto de emoção de será que a gente vai dar conta? Mas Deus é tão perfeito, que ele dá forças pra gente e diz: “Essa é sua filha e com certeza vai dar tudo certo” – relata Janaina

Continua depois da publicidade

Família no sofá
Adoção foi a melhor forma que o casal encontrou para ter uma filha (Foto: Raphael Ribeiro / NSC TV Joinville)

Depois que Livia entrou na vida de Janaina, ela ganhou uma nova parceira que a enche de satisfação.

– Uma companhia para criar, cuidar e trocar ideias – descreve a mãe.

Com base no entusiasmo materno, Janaina não hesita em indicar a adoção:

– Se o seu maior sonho é ser mãe ou pai, procure alguma forma de realizar esse sonho.

Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

Joinville projeta pico de casos de dengue; números podem dobrar

Preço da cesta básica aumenta em Joinville; cebola e alho têm maiores altas

Com maior demanda, Joinville vai oferecer mais vagas em casas de passagem