Os procedimentos pagos aos fisioterapeutas será reajustado entre 17% e 34% em relação ao valor pago pela Unimed. A informação foi divulgada pelo secretário de Administração Milton Martini durante chat no site do Diário Catarinense na tarde desta quarta-feira. Segundo ele, apesar da proposta, ainda podem ocorrer novas negociações. O plano de saúde que atende a cerca de 180 mil conveniados, começou a funcionar mesmo sem a adesão destes profissionais.
Continua depois da publicidade
Confira os detalhes do SC Saúde
– A tabela da fisioterapia publicada tem aumentos de 17 a 34% em relação aos preços que eram pagos pela Unimed. Mesmo assim estamos abertos a sugestões e esclarecimentos – explicou ele.
Martini esclareceu ainda que a gestão, a partir de agora é própria e que o papel da Unimed é de prestadora de serviço somente e não mais de gestora, como ocorria até então.
Continua depois da publicidade
Quem está com tratamento em curso precisa procurar a central de atendimento do SC Saúde para ter orientações de como proceder para continuar com as consultas e exames, segundo Martini.
No primeiro dia de funcionamento, cerca de 80% dos associados já receberam as carteiras, apontou Martini. No entanto, ele esclareceu que não é necessário aguardar a chegada deste documento para usufruir do atendimento. Nestes casos, o associado deve apresentar um documento com foto.
Entre os internautas que participaram do chat, as dúvidas mais comuns era sobre o período de transição. Confira as principais perguntas e respostas:
Continua depois da publicidade
Tiago – Por que existe “prazo para adesão”? quer dizer que nenhum outro médico, laboratório ou clínica poderá de credenciar após a data?
Secretário – Poderá, caso haja insuficiência de rede.
Bruna – Boa Tarde, como fica a situação dos professores aposentados e seus dependentes?
Jason – Quanto aos servidores celetistas, esses também podem aderir ao SCSAÚDE?
Secretário – Não muda nada. Quem está no plano continua normalmente. Não houve alteração, o que mudou foi a gestão do plano. Celetistas também podem aderir.
Rosimeri – Quando o Centro de Atenção ao Segurado começa a funcionar?
Secretário – Todos estão abertos desde hoje.
Denise – Quando não houver especialistas cadastrados em minha cidade (como havia pela Unimed), o SC Saúde me ressarcirá das desepesas de deslocamento para outro município?
Continua depois da publicidade
Secretário – Não haverá ressarcimento. Mas iremos procurar especialista em sua cidade para o atendimento. O plano começou hoje. O prazo de credenciamento vai até dia 7 de fevereiro. Os médicos ainda estão enviando contratos.
Tiago – O plano irá cumprir a Resolução Normativa nº 259 da ANS que trata dos prazos para atendimento integral do procedimento (e caso o plano não consiga atraves de seus credenciados, deve pagar outro profissional)?
Secretário – A gestão própria de planos de saúde de funcionários públicos não está sujeita às regras da ANS.
Continua depois da publicidade
Denise Duarte – Ao ligar em um pronto atendimento, que está “em processo de credenciamento” segundo o site, fui informada de que não haverá atendimento antes de 6 de fevereiro. Porque as clínicas estão adotando esta postura?
Secretário – As entidades médicas decidiram marcar a assembleia para aprovar a proposta do SC Saúde para a próxima segunda-feira. Por isso alguns estabelecimentos e profissionais ainda não concluíram o processo de credenciamento.
O Guia Médico com a lista de associados começou a ser divulgado na última terça-feira e será atualizado diariamente, conforme a assinatura de novos contratos. Os usuários do novo plano que já consultaram o guia apontaram a ausência de profissionais de algumas especialidades médicas em determinadas regiões do Estado.
Continua depois da publicidade